[Wikimedia Brasil] A turma do copyfraud está à caça! (era Fwd: [Foundation-l] About that "sue and be damned" to the National Portrait Gallery ...)

Joaquim Mariano da Costa Neto joaquimmariano em yahoo.com.br
Domingo Julho 12 08:30:40 UTC 2009

Pelo que eu entendi do juridiquês britânico, na Inglaterra as pinturas em questão são domínio público, mas as fotos dessas pinturas não o são. De acordo com o advogado, as fotografias em si constituem uma obra de arte protegida por direitos autorais. A alta resolução seria apenas uma das características da obra de arte fotográfica. O advogado diz que "cada uma das imagens que você copiou é o produto de um cuidadoso exercício praticado pelo fotógrafo que criou a imagem na qual tempo, habilidade, esforço e talento significativos foram empregados". Percebam que ele astutamente empregou o termo "criar", como se o fotógrafo fosse um Michelangelo.

Como a NPG seria a legítima detentora dos direitos autorais patrimoniais das fotos, ela estaria avaliando a possibilidade de disponibilizar algumas dessas mesmas fotos em baixa resolução. Isso seria mera liberalidade da NPG. Em alta ou baixa resolução, o advogado alega que a doutrina jurídica britânica entende que a fotografia é uma obra de arte em si (e, portanto, protegida pela lei de maneira independente da obra fotografada).

Em oposição a isso, existe a jurisprudência norte-americana (o tal caso Bridgeman v. Corel), pela qual o copyright não subsiste na fotografia de uma pintura (a foto que simplesmente reproduz uma obra de arte não tem restrições legais independentes da obra fotografada).

Além da questão da violação do copyright das fotos, o advogado astutamente acrescenta várias outras supostas infrações à lei:
- violação de banco de dados (o conjunto das fotos seria parte de um banco de dados da NPG e o wikipedista, em vez de pegar uma ou outra foto no site, aproveitou-se da existência de um banco de dados organizado e levou fotos de tonelada),
- transposição de medidas tecnológicas (o wikipedista superou as restrições à visualização integral em alta resolução que existem no site da NPG), e
- quebra de contrato (violação das regras de uso das fotos e de uso do site da NPG).

Esse caso da NPG é bastante interessante, porque coloca a WMF diante do peso político da legislação inglesa. Como eu já disse, não conheço a relação entre os sistemas legais da Inglaterra e dos EUA. Em princípio, se não houver nada muito incomum nessa relação, nos EUA a legislação inglesa vale tanto quanto a legislação iraniana. A diferença é que a WMF pouco se importa com uma ameaça legal que venha dos iranianos, enquanto que o impacto de uma ameaça proveniente de uma país "civilizado" e "irmão" é muito maior.

Abraços,

Joaquim