[Wikimedia Brasil] [Financiamento]

Gustavo D'Andrea direito em gmail.com
Quinta Janeiro 22 00:57:57 UTC 2009

Tudo bem, aqui ninguém se equivoca... mas ainda temendo me equivocar, vou
arriscar entrar nesse assunto de financiamento. Se entendi bem, a discussão
é sobre como a a Wikimedia Brasil (ou algum outro nome, não sei) irá se
organizar legalmente (eu não diria "judicialmente", já que judicialmente tem
a ver com Judiciário e com processo judicial...). Na legislação brasileira
há diversas opções de organização, e, ao que parece, não vai dar para fugir
muito da necessidade de se criar uma pessoa jurídica (empresa, fundação,
sociedade, ONG etc.) para que a parte legal e financeira seja administrada.
Uma alternativa meio remota seria que a parte legal e financeira fosse
administrada por alguma pessoa jurídica já existente (por exemplo, uma
universidade, ou uma empresa especializada em administrar esse tipo de
coisa).
Não tenho certeza se é essa a discussão. Em todo caso, a par de todo
significado que cada tipo de organização pode ter (politicamente,
ideologicamente, tributariamente etc.), é importante saber quais as opções
disponíveis.

Gustavo