[Wikimedia Brasil] Res: [Organização]

Porantim porantim em gmail.com
Terça Dezembro 9 01:50:20 UTC 2008

Thomas, respondendo:

*. Qual seria um entendimento adequado para "desenvolvimento harmonioso da
humanidade"?*

Não sei, você é que escreveu a frase. Pra mim, a humanidade só se
desenvolverá harmoniosamente com o fim da exploração do homem pelo homem,
com o fim da propriedade privada dos meios de produção, e o planejamento da
produção visando sanar todas as necessidades humanas, o que terminaria com a
necessidade de Estado. Mas acho que isso é ir muito longe pros objetivos
deste grupamento.

. *Como melhor definir "independência e autonomia"? *

A mensagem anterior dá uma luz nesse sentido.

*. Deve-se estabelecer relações financeiras  com empresas e com o Estado?*

Depende do tipo de "relações" (sem trocadilhos). A mensagem anterior também
explicita o que penso nesse sentido.

*. Como definir uma articulação de forma descentralizada?*

Também é frase sua. O que quer dizer com isso?

Pra mim, tendo a concordar com a posição que têm se formado nesta lista: a
não necessidade de registro formal.

*. Deve-se estabelecer alguma ressalva para acolher qualquer pessoa?*

Nesse ponto digo: sim. Se é uma carta de princípios, para se juntar a esses
princípios é preciso concordar com eles.

*. Deve-se restringir a liberdade de acesso apenas ao conhecimento criado
colaborativamente? *
*. Podemos participar de iniciativas que procurem alterar a legislação de
direitos autorais?*

As duas perguntas tem uma só resposta: para mim, devemos deixar claro que
queremos a liberdade ao acesso a todo qualquer conhecimento. Nesse sentido,
devemos nos unir a iniciativas como a Carta de São Paulo pelo Acesso a Bens
Culturais <http://stoa.usp.br/acesso> do GPOPAI (que alguns aqui já
assinaram) ou o Scielo <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php>, da
USP.

*. Qual posição podemos adotar sobre "acesso" ao conteúdo por pessoas com
necessidades especiais?*

Por exemplo, tecnologia para um cego ler um livro, usar internet, etc, há
faz tempo. Não podemos nos furtar a lutar por isso e apoiar iniciativas
nesse sentido.

Outro problema grave da proposta é o título. Ora, há um movimento forte
nesta lista de que não seremos uma "entidade", mas um movimento. Isso,
claro, descarta o "Wikimédia Brasil" no início.

Gosto do "mutirão", mas diria "Mutirão pela liberdade do conhecimento". Até
acho que esse deveria ser o nome deste agrupamento que se forma. O que
acham?

-- Porantim