[Wikimedia Brasil] Res: [Organização]

Porantim porantim em gmail.com
Segunda Dezembro 8 15:14:21 UTC 2008

Não dá pra ser contra esse texto por um simples motivo: não explica. É
negérico demais.

O texto tem que ter muito claro o que quer dizer. Por exemplo, o que
entendemos por "desenvolvimento harmonioso da humanidade"?

O que entendemos por "independência e autonomia"? Para mim, só é
independente e autônomo quem não depende financeiramente de ninguém,
quem paga suas próprias contas. Não está claro quem financia, se
aceitamos dinheiro do governo, se aceitamos dinheiro de empresas, se
concordamos em afanar a grana que deveria ir para os impostos.

No item "Liberdade", restringimos a liberdade de acesso apenas ao
conhecimento criado "colaborativamente"? Ou participamos de
iniciativas que procurem alterar a legislação de direitos autorais?
Mesmo problema de " Acessibilidade e qualidade". Falando em
acessibilidade, o termo é utilizado para designar a possibilidade de
"acesso" ao conteúdo por pessoas com necessidades especiais. Temos
posição sobre isso?

No item " Abertura e diversidade" diz-se que acolhemos qualquer
pessoa. Show. Mas não há ressalvas? Acolhemos que crê que o
conhecimento deve ser restrito? Acolhemos que não concorda com os
princípios definidos na carta?

Em "Independência", é o que eu já disse no início: o que consideramos
"independente"? Seremos uma Oscip? Receberemos dinheiro do Estado?
Cremos que as empresas devem, ao invés de pagar impostos, dar o
dinheiro pra nós? Entendemos que, quando se tira dinheiro dos
impostos, se tira dinheiro da escola pública, da saúde pública?
Concordamos com o uso do dinheiro público por empresas e entidades
(leia-se ONGs) privadas?

O que quer dizer "articula de forma descentralizada"?

É necessário explicar. Parabenizo a iniciativa, mas o texto é vazio de
sentido. Não define o que deveria definir: os princípios.

O problema mais grave: não há sequer uma linha sobre os projetos da
Wikimedia Foundation. Nem uma linha sobre Wikipédia, Commons, News...

Como disse na primeira mensagem do assunto, a discussão precede o
documento. É natural que o documento seja vazio de sentido, porque
discutimos muito pouco os princípios.

Outra coisa importante: o texto pressupões que existe uma Wikimedia
Brasil, o que não está bem claro com as últimas mensagens.

Os últimos emails por aqui dão um tom de que  não precisamos e não
seremos uma organização formal, mas nos construiremos como movimento
balizados pela carta de princípios. Se essa é a decisão do coletivo,
então não há "Wikimedia Brasil".

Saudações.

-- Porantim