[Wikimedia Brasil] Res: Chapters Meeting 2011

Béria Lima berialima em gmail.com
Domingo Fevereiro 20 22:07:19 UTC 2011

Ia deixar isso passar mas já que eu faço parte das "outras WM*" resolvir
responder.

*Esse posicionamento (tanto do "ChapCom" quanto das outras WM*) é muito
> contraditório com o espírito livre do mundo wiki.
> *

Pelo contrario. Livre nunca significou anarquia, e o que é um chapter foi
definido anos atras pela WMF e aceito por todos. Se a comunidade do Brasil
não aceita o modelo, é direito dela, mas não pode reclamar quando os
direitos de um chapter lhe são negados, afinal a regra estava lá o tempo
todo. Podem querer mudar as regras, mas até lá elas existem para ser
cumpridas.

*Com relação às WM*`s o posicionamento parece ser de disputa de espaço,
> parece que - de acordo com a citações feitas - não querem o Brasil no
> "grupinho" com medo de que percam espaço. Coisa de criança até. Um espírito
> nem um pouco colaborativo.*

Pelo contrário, quase todo o santo dia eu recebo um mail ou um comentário
via IRC / Skype / Gtalk / MSN / telemóvel de algum membro de um chapter a
perguntar quando vamos criar a WMBR. A Wikimedia Argentina tem verdadeira
paixão pela ideia de uma WMBR mas eles são enfaticos a dizer que o que
existe aqui não é um capítulo (no que, sejamos francos, eles estão certos).
O facto de não quererem o Brasil no encontro de *capítulos* é perfeitamente
entendivel pelo facto de que "*Os Multirões pelo Conhecimento Livre não são
um capítulo*", então não podem espear ser tratados como um. A Wikimania (que
essa sim reune os Wikimedistas de todo o mundo) recebe os brasileiros de
braços abertos, mas a Chapters Conference é restrita a Chapters.

*Com relação ao ChapCom sinto um grande medo de se viver uma realidade
> organizativa diferente do "padrão consumado do **status-quo".*

 Eles receberiam qualquer "realidade organizativa" que respeitasse as regras
basicas para uma associação (que no Brasil exige criar-se uma pessoa
juridica), o que os multirões se recusam a fazer. Não podes criticar eles
por isso.

*Quando falam "do projeto" falam de uma revolução no modo de organização
> social .... quando falar da entidade são super tradicionais e até
> conservadores....*

Isso porque um projecto e uma entidade são duas coisas *muito* diferentes. E
um chapter é uma entidade não um projecto. Não podes - de novo - esperar ser
tratado como aquilo que não és.

*Uma mudança na "organização social" (que é algo que o modelo wiki
> pressupõe) requer uma mudança geral de mentalidade. Não dá pra esperar mudar
> só em um ou outro "pontinho"....*

Isso funciona para os dois lados. Se a WMF abriu o caminho o suficiente para
nos aturar esses anos todos e ate contratou a Carol para tentar nos ajudar,
essa teimosia de "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre
assim<https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Gabriela_%28telenovela%29>"
não é uma boa atitude.
_____
*Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484*

No dia 20 de Fevereiro de 2011 19:25, Diego Rabatone