[Wikimedia Brasil] sobre Community Organizer

Carolina Rossini carolrossiniatwiki em gmail.com
Segunda Fevereiro 7 20:10:31 UTC 2011

Pessoal, deixei minha resposta la na pagina de discussoes:

http://meta.wikimedia.org/wiki/Talk:Global/Brazil/Debate_sobre_estruturas#Sobre_contrata.C3.A7.C3.B5es_e_organiza.C3.A7.C3.A3o

Respostas o que indago abaixo? Favor escrever la na pagina. Bjs

Carol

pessoal, acho que o entendimento sobre o que eh um "community organizer"
esta equivocado. Um cargo como esse nao tem hierarquia nenhuma na comunidade
e ajuda a comunidade com o que a comunidade quer, ou com o que a comunidade
eleger como prioridade. Acho que estamos aqui para pensar juntos o que uma
pessoa oficialmente contratada pela WMF poderia fazer no Brasil para ajudar
voces. Eu estava pensando na figura de um "chief operational office", mas
esse sim traz uma ideia de hierarquia ....entao acho mais complicado que o
"community organizer" (CO). O CO estaria ai realmente para ajudar a fazer
alguns projetos andarem e estaria submetido aos principios acordados pela
comunidade. Podemos ate pensar num sistema de "check and balances" da
comunidade em relacao ao CO. O CO eh o que vemos em muitas ONGs na area de
acesso ao conhecimento, como algumas que eu listei e que vou entrevistar
para entender o que o CO vem fazendo. Ou seja, nao significa intervencao no
movimento, mas uma tentativa de ter alguem ajudando a comunidade, no Brasil,
agindo sob os principios e limites da comunidade...Essas criticas nao
surgiram em relacao aos outros itens la colocados, como CEO, ou COO, ou
"secretaria"...pq? PQ o CO parece tao mais problematico que os demais? Esses
sao os primeiros pensamentos para seguimos conversando....Alem de tudo isso,
nao estamos falando aqui de um trabalho somento com vcs que sao da
WikimediaBR e que realmente sao os mais engajados nessas discussoes mais
"meta"...Existem goals claros, como o aumentar a participacao de novos
usuarios (editores e leitores), como aumentar a legitimidade dos projetos
como referencia (pense aqui na legitimidade da Wikipedia como referencia e
assim por diante), criar uma comunidade que vibre!, entre outros....e o BCP
existe pois a WMF acredita no potencial do Brasil para ver tais projetos
crescerem....Entao esse "cargo" tambem seria responsavel por tocar
iniciativas que ajudem nessa direcao e ajudar a comunidade caso essa
precise. Alguem que seja uma voz da comunidade na WMF e vice-versa (mas eh
claro que a comunidade continuaria tendo acesso direto a WMF...)...Quero
entender melhor esse sentimento de voces...Ou entao, em vez de darmos nomes
aos bois...pq simplesmente nao trabalhamos em uma lista de
responsabilidades/limites e atributos de uma pessoa com algum cargo no
Brasil? Temos que lembrar que a comunidade da WikimediaBR nao eh a unica
comunidade com a qual a WMF trabalha....Cada projeto tem a sua comunidade e
estas sao bem diferentes, como vcs sabem e como eu tenho aprendido. Bem,
preciso muito da ajuda de vcs nesse processo e estou aqui para ajuda-los,
vcs sabem disso! --Carol
Rossini<http://meta.wikimedia.org/wiki/User:Carolrossiniatwiki> 05:55,
7 February 2011 (UTC)