[Wikimedia Brasil] I GP Wikimedia Brasil: Impasse entre metas e pontuação

Fabio Azevedo fazedo em gmail.com
Domingo Outubro 16 19:53:55 UTC 2011

Lá tem
4239 Artigos. Com os AB/AD, totalizam 4765 páginas. Faltam 235 para
completar 5000. Considerando que ~25 artigos (fonte: Bisbis) são
eleitos em média por mês e que a versão offline só será feita depois
de março. Precisamos escolher mais 100 artigos para a lista.
Vou fazer uns cálculos preliminares com base nos dados que tenho disponível:
Teremos uma lista com ~4400 artigos (sem contar AD e AB). Destes, 20%
já estarão em nível 3 ou 4 (fonte: Wikipédia:Projetos/Wikipédia
Offline) e 40% em estado q1 e q2 (cada).

Assim, teremos 1760 artigos q1 e 1760 artigos q2. E é nesses artigos
que precisamos nos concentrar.

O sistema de pontuação tem que ser tal que estimule os grupos a
atingir nível q3 no maior número de artigos possível. Nada de parar em
q2 nem de dispender tempo tentando subir o nível para q4 (exceto nos
casos em que o artigo originalmente era q2 muito longo e não tem como
deixar em q3).

Concordo com a proposta do Metal de fazer um sistema simples, baseado
em pontos corridos e linear.

Proponho algo do gênero:

q1->q2:  2 pontos
q2->q3:  8 pontos
q2->q4: 15 pontos  para artigos originalmente longos (> x Kb)

O "custo" total em pontos para obter 100% da meta é 17600 para passar
todos os q1 para q3 e ~21500 para passar todos q2 para q3 ou q4
(supondo 40% de longos, o que é bastante)

Somando, temos que imaginar um total de 39000 pontos para fazer o
trabalho todo no texto.

Agora, se dermos 10 pontos por imagem livre, gastaremos mais 5000
pontos para obter 500 imagens.

Nesse sistema, teremos, no total, menos de 50k pontos para o concurso inteiro.

Para premiação, devemos nos preocupar em não manter os grupos mais
fracos desanimados, pelo que sistema de metas é ideal.

Proponho algo do tipo:

a. Todo grupo que fizer 100 pontos (.2% da meta, ~10 artigos)  ganha
uma medalha na wiki (custo zero)
b. Todo grupo que fizer 500 pontos (1% da meta)  ganha algum prêmio pequeno
c. Todo grupo que fizer 1000 pontos (2% da meta)  ganha algum prêmio médio
d. Todo grupo que fizer 5000 pontos (10% da meta)  ganha algum prêmio grande
e. Todo grupo que fizer 10000 pontos (20% da meta)  ganha algum prêmio melhor.

Haverá no máximo 10 grupos na categoria d e 5 grupos na categoria e.

Que tal assim?

Fabio