[Wikimedia Brasil] E-mail para a Lista Iberocoop

Castelo michelcastelobranco em gmail.com
Sábado Novembro 26 01:25:00 UTC 2011

On 25-11-2011 22:32, Everton Zanella Alvarenga wrote:
> O que, então é um evento de 20 pessoas, no máximo 30? Ou temos
> pretensões de fazer algo maior? Talvez um máximo de 50? Se for um
> evento com esse número de pessoas me parece mais razoável. Da forma
> como eu estava vendo parecia um mega evento. E começar pequeno para
> nossa pouca experiência me parece sensato. Alguém poderia relatar um
> pouquinho como foram as atividades do evento anterior? Apenas
> apresentações? Quantos dias foram?
Sim, é um evento pequeno, sem nenhuma extravagância. Uma reunião de
trabalho.

A primeira edição foi assim:

Todos ficamos em um mesmo hotel simples, equivalente a 2 ou 3 estrelas,
bem localizado e do qual íamos à pé para o evento, em uma sala do
departamento de pós-graduação da Universidad de la Plata. O depto não
fica no campus, é um pequeno sobrado ao lado de outros, não relacionados
à universidade. Usamos uma sala não muito grande (nada de auditório),
como uma sala de aula comum. As mesas foram dispostas em U, o que
favorece o diálogo demais. No centro do U, foram colocados filtros de
linha (extensões, réguas, como prefiram) para ligar os computadores.
Cada um trouxe um notebook, netbook ou tablet. O lugar tinha uma rede
wifi estável e que serviu muito bem. Tínhamos um projetor, e na
extremidade aberta do U, ficava quem estava apresentando alguma coisa,
em pé. Tínhamos um programa, com várias apresentações, e alguns momentos
sem apresentação, destinados a debates do grupo.

A sala tinha uma ante-sala, na qual ficavam outros voluntários
argentinos, além dos dois delegados de lá. Isso é importante, na minha
opinião. Éramos dois de cada país, se o país-sede tivesse 20 pessoas na
mesa, poderia acontecer de as discussões concentrarem-se em temas de
relevância para os argentinos. Mas com esse espaço para os demais
voluntários, eles não interferiam nas discussões, ouviam tudo e
comentavam em determinados momentos abertos para isso, garantindo a
representatividade dos convidados. Também sua entrada e saída na sala
era livre, sem interromper as discussões em andamento.

Nesta foto, acho que dá para entender melhor:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pano_Iberocoop_03.jpg

Vejam que não é nada demais, em termos de estrutura. Mas foi o evento
mais rico que participei relacionado à WMF. Em nenhuma das duas
Wikimanias que fui, achei algo do tipo, quase que só tinham palestras,
de produtividade quase zero.

Além do evento, almoçamos e jantamos juntos em locais simples, como
pizzarias ou restaurantes comuns. Na noite anterior ao evento, houve um
jantar mais incrementado, em uma churrascaria. E no almoço de
encerramento, fomos a uma pizzaria mais sofisticada. Todas as noites,
fazíamos algum programa cultural, com os argentinos nos guiando por
ônibus ou à pé. Nada demais: uma apresentação de tango na rua, um
passeio no shopping, um passeio no rio da Prata, visitas a alguns
monumentos (o Obelisco, uma escultura de livros, etc).

Jantar de recepção na quinta, evento na sexta e no sábado durante dia
inteiro (e foi bem puxado!), e também no domingo pela manhã e, após o
almoço, viagem de volta.

Vejam que é tudo muito simples. O mais caro é passagem e hospedagem. E
algo que pode complicar é o transporte de ~20 forasteiros entre
aeroporto, hotel e local do evento. Resolvidas essas 3 coisas, o resto é
lucro. Para o programa, seria importante contar com algumas
apresentações de nossas atividades, para completar os debates. Juliana,
poderia falar sobre o programa de educação? Os embaixadores de campus ou
online também? Voluntários das demais atividades, estão disponíveis?
Podemos também incrementar um pouquinho a parte cultural e turística,
soltem a imaginação. Mas essa parte não é essencial, talvez nem precise
de uma viagem para o litoral.

É mais ou menos isso. Acho que é uma boa oportunidade de divulgação, e
de ensaiarmos a organização de eventos.

Vamos construir a resposta?

CB