[Wikimedia Brasil] Regras para a lista de emails da WMBR

Quarta Novembro 23 04:19:34 UTC 2011

Caros,

assim como a Wikipédia possui regras de comportamento entre os
usuários, me parece que chegou a hora - na realidade, acho que faz
tempo que precisa - da lista da Wikimedia Brasil também possuir suas
regras.Quando eu era moderador da lista, fiquei numa situação, em
momentos de tempestade, em que não sabia bem o que fazer, pois alguns
emails eu achava de fato inapropriados, ao mesmo tempo, por não termos
claro regras de conduta entre o grupo, acabei não aprovando, nem
rejeitando as mensagens (saí da moderação e alguém lidou com isso,
ainda bem, mas não sei ao certo como).

A maior parte dos ambientes online que participei (blogs, fóruns de
discussão, listas de emails etc.), onde haviam discussões para um
*propósito* (discutir física, ciência, filosofia, conhecimento livre
etc.), possui regras para um bom convívio entre os usuários. Um
exemplo:

http://arsphysica.wordpress.com/sobre/comentarios/

É comum aparecerem trolls ou pessoas se descontrolarem em ambientes
virtuais. E, quando temos um propósito para ser discutido, as pessoas
do *grupo* com um interesse em comum não são obrigadas a ter suas
caixas de email com mensagens que não dizem respeito a esse propósito
comum. Infelizmente estou sem tempo para criar uma página wiki e
discutir isso, portanto deixo apenas o email como sugestão. Não
acredito que um ambiente anárquico possa funcionar e se auto-moderar.
Essa lista é um exemplo.

Não é a primeira vez que a lista fica com um clima pesado e, em outras
listas da Wikimedia, já tivemos membros expulsos por causa de um
comportamento inapropriado. Por que aqui seria diferente? E os bons
membros que se afastam daqui por causa desses problemas de conduta? Se
concordarem com a idéia, desejo toda sorte para os moderadores e
espero que isso possa contribuir para lista não ter o mesmo ciclo de
tempestades, conflitos pessoais e argumentos ad hominem. Nas
discussões em que ocorrem conflitos, o ataque deve ficar confinado a
idéias, não a pessoas.

Abraços,

Tom