[Wikimedia Brasil] The Peer Production Illusion

Ewout ter Haar ewout em usp.br
Quarta Dezembro 28 17:14:53 UTC 2011

É mesmo muito útil uma reflexao sobre as conseguencias para a sociedade que
as novas tecnologias colaborativas proporcionam. Estou muito interessado na
relacao entre ideologias como neo-liberalismo, tecno-anarquistas etc. e
movimentos do tipo "peer to peer". Porém, estes posts nao me satisfizeram
muito.

Na parte1, o autor pega o envolvimento de empresas em grandes projetos de
código aberto e argumenta que isto contradiria uma certa visao
anti-capitalista do conceito de código aberto. Este argumento é fraco
porque, primeiro, grandes projetos de código aberto (Linux etc.)  sao
somente *uma* manifestacao do fenomeno "código aberto", um rápido passeio
no github, google code, sourceforge etc. mostra que o universo de código
aberto é vastamente maior do que o autor imagina. E segundo, "capitalismo"
nao é equivalente a grandes corporacoes, seria muito mais interessante
analisar como o fenomeno código aberto se insere (ou está em tensao com) "o
mercado" de uma maneira geral.

Na parte 2, o autor aparentemente diz que o terceiro setor, como existe nos
EUA, é um instrumento nefasto nas maos dos neo-liberais e libertários que
somente impede a implementacao de uma social-democracia nos moldes
europeus. Faz a analogia do terceiro setor com "commons-based peer
production", e voilá: Wikipedia é o responsável pelo desmonte do setor
público nos EUA. Haha, talvez estou exagerando, mas é assim que entendi o
argumento.

Queria ver uma crítica mais bem fundamentada das novas tecnologias
colaborativas. O Livro "Network Power" do Grewal (nao livremente acessível,
pelo que sei) contém uma crítica interessante do Wealth of Networks.
Existem outras referencias críticas a uma visao utopista demais da
tecnologia colaborativa?

Ewout

http://stoa.usp.br/ewout