[Wikimedia Brasil] Na mídia

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Terça Dezembro 27 20:33:45 UTC 2011

Ni!

On 12/27/2011 10:28 AM, Rodrigo Gomes wrote:
> Adorei a sua lista de notícias, Tom. A Folha é mestre em colocar
> manchetes sensacionalistas que não têm nada a ver com o conteúdo das
> matérias. Li a do Lula e fiquei surpreso com o fato de ser escrita por
> alguém que se diz jornalista... Não é à toa que esse jornal foi um dos
> que mais lutou pela queda da obrigatoriedade do diploma para o exercício
> da função de repórter.

Não acho que a folha seja particularmente ruim nesse aspecto, é algo
bastante generalizado na grande mídia.

E, na minha experiência, a maioria dos jornalistas que me ensinaram a
pensar com clareza sobre a realidade não tinham diploma de jornalismo.

As exceções, jornalistas diplomados que me chamavam atenção, apenas
confirmavam a regra, pois a conduta deles vinha muito claramente do seu
caráter e não da diplomação.

Eu apostaria tranquilamente que essas manchetes sensacionalistas, da
folha e de outros, partiram quase todas de gente diplomada nas melhores
faculdades.

Quem quer baixar o nível apenas recruta quem não faz questão de
levantá-lo, quem quer subir recruta quem faz.

Razão pela qual a obrigatoriedade do diploma é inútil e assim apenas
nociva, mas também razão pela qual boas faculdades de jornalismo
permanecem importantes, aliás, ganharam mais importância.

Mas, é a minha experiência, posso estar enganado, apesar de também meus
amigos jornalistas a corroborarem. Nesse caso, defiro para o link do
knightcenter que o Tom enviou. ;)

Abs,