[Wikimedia Brasil] Artigos finais do curso de história romana da UNIRIO

Juliana Bastos domusaurea em gmail.com
Quarta Dezembro 21 00:44:26 UTC 2011

Demorou, mas consegui fechar todos os artigos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikimedia_Brasil_Educa%C3%A7%C3%A3o/Cursos/A_Hist%C3%B3ria_Romana_na_Wikip%C3%A9dia_(Juliana_Bastos_Marques)#Artigos_dos_alunos

Deu um imenso trabalho, até porque eu mesma me envolvi bastante - não só
como professora, mas também como wikipedista. Entretanto, posso dizer que
avalio o resultado final como um grande sucesso. Artigos como o de Fronteiras
do Império Romano<http://pt.wikipedia.org/wiki/Fronteiras_do_Imp%C3%A9rio_Romano>e
Religião
na Roma Antiga <http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_na_Roma_Antiga>se
transformaram da água para o vinho!

Ainda preciso sistematizar muitas coisas e melhorar a metodologia, mas
quero continuar essa experiência no próximo semestre. Darei uma disciplina
chamada "Cultura Histórica e Documento" para o curso de Arquivologia. Não
estou pensando em colocar o trabalho na Wikipédia como objetivo principal,
até porque essa é uma disciplina introdutória de 1o. período, mas acredito
que esse trabalho pode motivar os alunos, já que o perfil aqui é mais
voltado para atividades práticas. Minha principal dúvida é se teremos um
laboratório disponível, já que essa aula será de noite e as aulas do curso
de Sistemas de Informação também são do noturno.

Talvez aqui o caso será testar outro modelo de curso, exatamente pelo outro
perfil: disciplina obrigatória, provavelmente sem edição em sala. Penso em
apresentar umas duas ou três aulas como workshop lá pela metade do
semestre, e cobrar participação nas atividades de edição em casa.

Imensos e eternos agradecimentos aos meus heróis: Otavio, Béria, Névio,
Leandro e a todos os que ajudaram com contribuições aqui na lista, em
particular ou na própria wiki.

Já aproveito para desejar boas festas a todos!

Abs,
Juliana.