[Wikimedia Brasil] Digest WikimediaBR-l, volume 26, assunto 6

Zaida elizaidamachado em gmail.com
Quinta Outubro 7 01:42:54 UTC 2010

    Olá pessoal, sou uma colaboradora do Sexta Poética e estou inscrita
neste mailing há quase um ano. Os projetos/filosofia wikis fazem parte de um
dos meus conceitos de vida acerca do conhecimento que, verdadeiramente,
 acredito deva ser livre e incondicional a todos. E quanto mais abrangente e
mais pessoas colaborando melhor!  Fiz algumas bem pequenas colaborações
dentro da wikipédia, o que já me trouxe bastante satisfação. Gostaria de
poder estar mais presente, no entanto, tenho um perfil de ser mais
pesquisadora de campo, por isto este projeto me interessou bastante! Já que
existe essa demanda pela parte Creio que agora estaremos mais próximos e
pretendo (na medida das minhas possibilidades) colaborar bastante.
    Gostaria já de assinalar, deixando meu relato e percepção acerca da I
Expedição do wikiprojeto interseção, onde fui como coloboradora. Embora, não
tenhamos chegado ao nosso destino pré-determinado, a expedição
mostrou-se bastante proveitosa já que acabamos por descobrir novos pontos de
interesse que estão interligados ao assunto principal. Isto foi
bastante surpreendente e nos leva a pensar que mesmo que tenhamos um destino
pré-determinado, devemos manter olhos e mente abertos para absorver qualquer
informação recebida pelo caminho (ou descaminho no caso!). Ás vezes,
descobrimos "coisas" que nem sabíamos existir. E, creio, que esta seja uma
das belas características da pesquisa. Estamos (quero dizer: falo por mim!
Mas, acho que Névio tem o mesmo parecer)  bastante empolgados com o projeto,
justamente pela diversidade dos assuntos a serem buscados e garimpados, bem
como pela oportunidade de poder estar em contato com lugares tão diferentes,
com características "sui gêneris",  escondidos dentro desse Brasil a fora
(Ver depois postagens/fotos de um condomínio de casas - especialmente
coloridas - no povoado de Edilândia). Além destes apontamentos, um que nos
foi bastante valoroso diz respeito a convivência com os moradores locais,
trabalhadores ou pessoas que estão passando pela rua e que nos foram muitos
solícitas (até então). Perbeu-se que dentre estas existem aquela detentoras
de conhecimentos empíricos que nos são muito raros. E que se não formos
buscar (e isto significa por exemplo: saborear um "picolé de queijo" na
praça de uma cidade desconhecida, enquanto batemos um bom papo com o
picolezeiro e outras pessoas que vão se juntando). Enfim... Se não nos
dispusermos a "esses pequenos sacrifícios" esse conhecimento guardado de
boca-em-boca sumirá da face da terra. Para finalizar, uma brincadeira: (sou
brincalhona, ok?): Só fotografei o picolé de queijo para dar água na boca
dos mineiros...rsrs! Alguém já tinha visto picolé de queijo? Quem não viu e
quiser provar? Tem lá em Girassol, no interior de Goiás! Só uma dica
do jornal informal e paralelo: Gastronomia do Projeto Interseção.  Bom
parando por aqui: Agradeço ao Névio pelo oportunidade e espero poder
contribuir mais. Abraços à todos.
Elizaida (Zaida) ou (Eli) se preferirem..