[Wikimedia Brasil] Apresentação

Joaquim Mariano da Costa Neto joaquimmariano em yahoo.com.br
Quarta Julho 15 01:45:45 UTC 2009

É muito bom ter gente nova, que chegue aqui com as impressões de quem está de fora. Um dos problemas de trabalhar e participar de um determinado projeto durante muito tempo é que acabamos perdendo o referencial leigo. Por isso pesquisas com o público são extremamente importantes e feedbacks de pessoas não envolvidas são essenciais. O problema é que depois de começar a se envolver, deixa-se de estar de fora e perde-se esse referencial leigo...

Nas páginas sobre FAQ e capítulo, acho que o viés está meio desbalanceado, porque atualmente a WikiBrasil está mais para mutirão do que para capítulo e não há nenhuma perspectiva de transformá-la em capítulo. Isso não significa que futuramente ela não se torne um capítulo. O que ocorre é que, salvo engano, a formalização não está no nosso horizonte.

Pelas discussões que houve durante os últimos meses foi possível perceber dois aspectos importantes para a estruturação da WikiBrasil:
- ainda não temos massa crítica coesa para formalizar um capítulo (quando tivermos, um capítulo torna-se viável), e
- um mutirão pode ser a melhor forma de trabalhar projetos relacionados à Wikimedia e ao conhecimento livre (assim, mesmo com massa crítica coesa para formalizar um capítulo, tal formalização pode não ser interessante).

Na seara dos capítulos, é muito interessante o relato do Abdo e do Thomas (que foram à Alemanha e participaram do encontro de capítulos). Discutimos esse encontro numa reunião via IRC, em 2009.mai.06.

Na prática, a Carta de Princípios já substituiu as propostas de estatutos e tem inclusive uma versão em inglês (Statement of Principles). Aliás, alguém sabe ou lembra a atual situação da Carta de Princípios e do nosso status de mutirão perante a Wikimedia Foundation (WMF)?

Aproveitando a deixa, na página da WMF sobre capítulos ainda aparecemos como Instituto Wikimedia Brasil. Isso obviamente pode induzir muita gente a erro. Não seria melhor buscarmos todas as referências incorretas sobre a WikiBrasil e tentar mudá-las? Assim, vamos limpado e homogeneizando as diversas referências à WikiBrasil nos sites dos projetos da Wikimedia.

Abraços,

Joaquim