[Wikimedia Brasil] Apresentação

Danilo Macedo do Carmo dan.mac22 em gmail.com
Terça Julho 14 22:59:43 UTC 2009

Olá a todos

Meu nome é Danilo e meu nome de usuário na Wikipedia é Danilo.mac. Tenho me
preocupado com o desenvolvimento do projeto Wikipedia, lá estou tentando
organizar as categorias no projeto que iniciei (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Projetos/Categorias), estou querendo
criar algumas páginas de ajuda avançada e também propus por lá uma página de
discução sobre programação (predefinições, javascript, CSS, etc) que foi
aceita e criada, e preocupado com o desenvolvimento da Wikipedia fiz uma
proposta sobre o mark    eting da Wikipedia, querendo encontrar um modo de
divulgar mais a wikipedia, o que levou a criação do projeto marketing (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usuário:Rjclaudio/Marketing<http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Rjclaudio/Marketing>)
que anda bem parado mesmo com os convites feitos na esplanada, os editores
da Wikipedia parecem não se importar com as questões realmente importantes.

Considero a visão da Wikimedia, "Imagine um mundo em que cada ser humano
tenha livre acesso à soma de todo o conhecimento", de grande importância
para a sociedade, a qual vem subestimando o potencial dos projetos
Wikimedia. Quero fazer algo para ajudar a sociedade, principalmente o meio
acadêmico que deveria ser o maior interessado, a utilizar mais do potencial
que cada projeto tem a oferecer. Considero o capítulo brasileiro como uma
ferramenta fundamental nesse trabalho, e pretendo fazer o que estiver ao meu
alcance para ajudar o Wikimedia Brasil.

Sou um autodidata em programação web, tenho conhecimento intermediário de
JavaScript e PHP, e tenho alguma esperiência com criação de sites. Se
desejarem criar um site externo à Wikimedia e não quizerem usar o MediaWiki
eu posso fazer um site em PHP para o Wikimedia Brasil. Falando nisso, o
endereço www.wikimedia.org.br é do Wikimedia Brasil?

Eu estou fazendo algumas mudanças no meta. Fiz uma esplanada que ainda não
foi muito utilizada, modifiquei a esplanada para que funcione igual a
Esplanada2 da Wikipedia, fazendo com que cada tópico tenha sua propria
página, assim pode-se escolher vigiar um único tópico ao invez de toda
esplanada, pode-se também colocar um tópico em qualquer outra página do
meta, por exemplo, um tópico de discussão sobre um mutirão pode ficar ao
mesmo tempo na esplanada e na página do mutirão. Estou também fazendo
algumas mudanças nas páginas do Wikimedia Brasil, coloquei menus nas
principais páginas, criei um FAQ (
http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/FAQ), uma página para
colocar as informações mais importantes como o andamento da formação do
capítulo (http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Capítulo<http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Cap%C3%ADtulo>)
e uma página para colocar um resumo de cada idéia relacionada ao Wikimedia
Brasil (http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Idéias<http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Id%C3%A9ias>),
já li varias coisas mas ainda não estou a par de tudo o que acontece, por
isso peço que revisem e completem essas três páginas para que eu e os
futuros interessados tenham menos trabalho para entender o que é e o que
acontece no Wikimedia Brasil. Pretendo fazer mais algumas mudanças para
organizar as informações referentes ao capítulo, se tiverem criticas ou
sugestões sobre as mudanças no meta coloquem na minha discussão no meta (
http://meta.wikimedia.org/wiki/User_talk:Danilo.mac).

Tenho várias idéias para o Wikimedia Brasil, uma é pedir o apoio de varias
entidades ligadas à educação, por exemplo, faculdades de marketing poderiam
sugerir aos seus alunos um projeto de divulgação da Wikipedia, universidades
poderiam incentivar seus alunos e professores a colocar o conteúdo de seus
cursor na Wikiversidade, faculdades de ciência da computação poderiam
sugerir aos seus alunos projetos de desenvolvimento do MediaWiki,
professores do ensino fundamental poderiam dar uma lista de artigos com
informações erradas ou que não existem na Wikipedia para que seus alunos
criassem ou atualizassem os artigos, enfim, existem muitos assuntos que só o
wikimedia Brasil poderia coordenar, mas não sei até onde seria possível
fazer isso.

Atualmente não estou trabalhando, estudo para prestar vestibular no fim do
ano, então tenho bastante tempo livre, se precisarem realizar alguma tarefa
para qual não tenham tempo eu estou a disposição, tenho preferência por
trabalhos ligados a organização (sou perfeccionista).

Como ainda não tem pauta para a reunião de quinta aí vai agumas sugestões:
1.Apresentação da Carta de princípios ao Comitê de Capítulos;
2.wikimedia.org.br; 3.Wikimania; 4.Resultados dos mutirões