[Wikimedia Brasil] Forensepédia: Qual licença?

Porantim porantim em gmail.com
Quarta Janeiro 28 15:30:24 UTC 2009

Everton, desculpe a brincadeira. Você tem toda razão.

A escolha da licença não é uma discussão menor. A obrigatoriedade de herança
da licença (share alike) tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado,
obriga que qualquer obra derivada mantenha a liberdade de distribuição do
conhecimento. Por outro lado, limita a compatibilidade entre licenças e o
uso comercial da obra derivada.

No caso em particular da Forensepédia, não vejo com bons olhos a permissão
de derivação da obra para fins comerciais. Claro que o conhecimento em si
pode (e vai) ser usado em troca de paga, mas usar o texto em si acho meio
forçado.

Pensar no "copy & paste" para a Wikipédia acho bobagem também. O
conhecimento tá disponível, basta escrever outro texto, convenhamos.

Acho que o central em uma licença de "conhecimento" é que esse conhecimento
deve ser distribuído livremente. A licença não pode limitar o *uso *e o *acesso
*ao conhecimento, ela vai limitar o uso da *forma *como esse conhecimento se
apresenta.

Sobre a atribuição de crédito, acho bobagem, já que a fonte é de produção
coletiva.

Assim, no caso da Forense, penso que a licença deve prever:

1. Permite obra derivada
2. Não necessita citar fonte
3. Obra derivada deve manter a licença
4. Não permite uso comercial

As licenças do CC obrigam a atribuição, ou seja, precisa "citar a fonte",
coisa que não acho que deva ter.

-- Porantim