[Wikimedia Brasil] consensos - Re: missão

Alexandre Hannud Abdo abdo em usp.br
Segunda Janeiro 26 20:32:13 UTC 2009

Ni!

 Rodrigo, já foi esclarecido aqui que aquela reunião não teve caráter
deliberativo. O consenso é construído por todos nesta lista, a reunião
serviu para aprimorar o entendimento de alguns.

 Felipe, confio haver três consensos atualmente:

1) De não fundar uma pessoa jurídica pelas diversos riscos e pela falta
de maturidade da comunidade.

2) De, diante disso, constituir-nos informalmente como movimento, para
que essa maturidade seja atingida e que ganhemos experiência,
independente do objetivo de formalização.

3) De, para o futuro, manter-nos abertos à possibilidade de
institucionalização se um dia ela tornar-se desejável e viável, mas
também abertos à possibilidade de não nos institucionalizarmos, se
percebermos que este é o melhor caminho.

 Há uma questão paralela com componente técnica, de usar o logo e nome
da Wikimedia nesse movimento informal.

 Atualmente, prevalece sem a necessidade de consenso o nome Wikibrasil,
pois os defensores do nome Wikimedia não consultaram a Wikimedia
Foundation a respeito do uso do nome, que não está claro legalmente.

 Pessoalmente, eu favoreço o nome Wikibrasil por sua clareza, pois não
somos um capítulo e faremos bem em evitar confusões.

 Além dele ser legalmente indisputável, mas de fato o apoiaria mesmo que
ambos tivessem o mesmo status legal.

 Abraços,

ale
~~