[Wikimedia Brasil] missão - Re: Perguntinha

Porantim porantim em gmail.com
Segunda Janeiro 26 17:51:45 UTC 2009

Acho meio bizarro juntar "empreendedorismo" com "educação" e com ONG...

Empreendedorismo só existe em uma lógica de mercado. Tipicamente, é um
conceito liberal, assim como as ONGs. Muito me admira que se defende a
educação com conceitos liberais. Ora, o liberalismo é um dos principais
responsáveis pela destruição da educação, inclusive defendendo abertamente o
sucateamento da educação pública.

Existem liberais que defendem que o conhecimento deve ser livre  (é fato),
como alguns anarco-capitalistas, mas são uma ínfima minoria, se comparados
aos liberais que defendem ferrenhamente e violentamente o "direito" ao
comércio intelectual.

Existem também experiências de processos de criação colaborativos dentro da
lógica do mercado, fato também, mas todas essas experiências findam com: o
fruto da produção coletiva é *propriedade* da empresa patrocinadora.

É isso que achamos que é democratização do conhecimento?

O problema de ficar usando jargões da moda é que a maioria não tem nem idéia
do que está dizendo quando os usa.

-- Porantim