[Wikimedia Brasil] Até onde se estende a atuação da Wikimedia?

Gustavo D'Andrea direito em gmail.com
Quarta Janeiro 21 16:19:38 UTC 2009

Olá, pessoal!
Sou novo aqui na lista, e cheguei aqui através do Everton, especialmente por
causa de um projeto wiki que estou colocando em andamento. Informei-me um
pouco mais sobre as filosofias da Mediawiki, inclusive notando que ela já
está praticamente estabelecida no Brasil. A primeira coisa com que um novato
se depara é o comprometimento básico da fundação: levar a cada ser humano
toda a soma do conhecimento. E a fundação vem perseguindo esse objetivo
através de seus projetos. Tudo bem, isso não é novidade. Está bem claro.

Agora, o que tenho um pouco de dúvida é: até onde se estende a atuação da
Wikimedia? Sem querer fazer divulgação em lugar indevido, menciono apenas
que meu projeto wiki tem a ver com o direito (verbetes jurídicos, explicando
o direito). Estou mencionando isso, porque me parece que projetos como a
Wikipédia ou Wikicionário - salvo engano - não se adequariam a uma produção
de conteúdo jurídico colaborativo mais profundo. Isso se torna mais evidente
quando se pensa nas opções de idiomas, já que as definições dos termos
técnicos jurídicos variam muito conforme o país, sendo que qualquer coisa
pode ser traduzida, mas ficaria a questão da adequação do conteúdo ao seu
significado dentro de cada ordenamento jurídico. Em outras palavras, uma
wiki jurídica brasileira pode até ser traduzida, mas não funcionaria como
uma wiki jurídica global... pelo menos isso me parece complicado de
acontecer, embora talvez não seja impossível.

Então, voltando à pergunta: até onde se estende a atuação da Wikimedia? Será
que a fundação se relacionará com outros projetos que tenham como base
filosofia colabortaiva parecida, mas em campos mais específico como o
direito? Gostaria de propor essa discussão aqui, especialmente porque estou
aberto a contribuir com a idéia de levar o conhecimento às pessoas.

Em outras palavras, proponho essa discussão com a pergunta: como posso
contribuir?

Um grande abraço a todos!

Gustavo D'Andrea