[Wikimedia Brasil] Salut!

Alexandre Hannud Abdo abdo em usp.br
Segunda Novembro 17 19:09:04 UTC 2008

Ni!

 Olá =D

 Acabei de entrar pra lista e, como ainda somos um grupo pequeno, acho
que vou apresentar-me aos que ainda não me conhecem...

 Chamam-me Ale, e meu login na wikipedia/media é Solstag

 Meu envolvimento com a Wikimedia Brasil iniciou-se de um convite do
Thomas a um grupo com que colaboro, que desenvolve a plataforma
colaborativa da USP, o Stoa[sto], para aproximarmo-nos do capítulo
brasileiro em formação.

 A partir desse encontro, continuamos as conversas e envolvi-me no
pensar e produzir do evento que veio a chamar-se WikiBrasil, onde
conheci mais alguns wikimedianos.

 Academicamente, trabalho há cinco anos no estudo de dinâmicas
coletivas[col], em parte sobre o impacto das condições de comunicação e
integração de informações na organização produtiva e política da
sociedade.

 Nesse tópico inclui-se tanto a produção colaborativa baseada em commons
de bens não-rivais, cujos ícones são o software-livre e mais
recentemente a wikipedia, como também as plataformas de debate a difusão
que vem formando uma nova esfera pública, interconectada, e que
recentemente tiveram papel fundamental na eleição presidencial
estadunidense.

 Como pesquisa-ação, participo de coletivos interessados em formas
eficientes de ação colaborativa e uso da internet, nas áreas de software
livre[fsf], cultura e educação[cid], extensão universitária[sto],
política municipal e democracia participativa[nsp], arte e
ativismo[cor], etc...

 Este semestre estou monitor de um curso de pós-graduação sobre impactos
sociais da internet, ministrado pelo Prof. Imre Simon[is], no qual
dedicamos duas aulas exclusivamente à wikipedia.

 Bom, já falei demais né!

 Por outro lado, o objetivo era apresentar as iniciativas, mais que a
mim mesmo, pois entendo que são espaços onde a wikimedia brasil
encontrará muitas portas abertas.

 Faltou só dizer que estou num momento puxado por finalizar meus
trabalhos e escrever a tese, mas reservarei algum tempo para trocar
idéias e dar uma mãozinha no possível. =)

[fsf] http://fsf.org/
[sto] http://stoa.usp.br
[col] http://cdg.columbia.edu/
[cid] http://cidade.usp.br/