[Wikimedia Brasil] Fwd: Um texto da Revista Rolling Stone

Porantim porantim em gmail.com
Sexta Dezembro 5 22:59:31 UTC 2008

Caros,

Segue um texto da Rolling Stone que tá nas bancas. É uma crítica bem
humorada e tem tudo a ver com a gente.

-- Porantim

 ------------------------------

http://www.rollingstone.com.br/

Revista ROLLING STONE (Brasil – Agosto 2008)

*VIDA POP*

*... Sem Causa*

Você já salvou o mundo hoje? Então não foi ainda ao cinema assistir a
Hancock e Wall-E, filmes que atualizaram o chavão "ter um filho, plantar uma
árvore e escrever um livro". Agora, segundo Hollyood, o mínimo que você pode
fazer por este planeta superaquecido é "adotar uma multidão africana,
plantar uma floresta inteira para neutralizar a emissão dos seus gases na
atmosfera e, por fim, processar o desgraçado que escreveu sua biografia".

Essa (auto-)ajuda megalomaníaca seria só ficção, não fosse verdade que todas
as celebridades milionárias se abraçam para salvar o mundo. Todas elas já
têm uma causa, qual é a sua? Johnny Depp apoia os cachorrinhos abandonados
através da Dogs Deserve Better e ajuda os sem-teto pela Project Home, que
recebe também apoio da Scarlett Johansson, Uma Thurman, Orlando Bloom e Jon
Bom Jovi. Este, por sua vez, apoia a Stop Global Warming, pela
conscientização dos danos do aquecimento planetário, que também é apoiada
por Sheryl Crow e Leonardo DiCaprio, que apoia o fim das armas de destruição
de massas através da Global Green, que tem o apoio de David Duchovny, Brad
Pitt, Edward Norton, Penelope Cruz e Charlize Theron. A atris sul-africana,
por sua vez, apoia ela mesma através da Entertainment Industry Foundation,
que também recebe dinheiro de Halle Berry, Glenn Close e Steven Spielberg.
Nessas, até o rapper 50 Cent tem coração! Ele apoia as baleias do Pacífico
através da Orca Network. Quem diria? Não é só o inferno – e o Bono – que
está cheio de boas intenções. Pierce Brosnan consegue apoiar 33 causas
diferentes! Pois é, o ex-007 paga de herói – e paga barato – porque em
certos países o apoio a essas organizações é abatido do imposto de renda,
rendendo o que o imposto nenhum rendereia: mídia (de nada, Pierce!).

É assim que as organizações fofas estão salvando o mundo: esvaziando o papel
do Estado, gastando dinheiro público, fazendo o bem e pagando mal,
desempenhando papel de governo sem qualquer eleição. E o pior eu ainda não
disse: quando as coisas dão errado, a culpa é sua, minha, nossa!

Pelo menos foi essa a brilhante conclusão a que chegou o Radiohead depois de
encomendar um estudo sobre o impacto ambiental das suas turnês e percebeu
que 97% dos problemas são de responsabilidades dos fãs que freqüentam os
shows.

Não, decididamente, eu não pretendo levar a culpa quando o mundo acabar. Mas
juro que só vou adotar uma bela causa depois que todo o brasileiro fizer a
sua parte. Afinal, a coisa so para a frente se cada um blablablá, não é
isso? Então eu quero ver o rei Roberto Carlos doando um pouco do que ele
ganha com seus novos discos em prol da morte indiscriminada de tenders e
perus. Quero ver a rainha Xuxa fundando uma ONG pelo reflorestamento de
cabelo, afina, tampar a careca com franja lambida não dá, né? Aí sim, por
tudo que é mais ecologicamente correto, prometo neutralizar cada vogal usada
nessa coluna. Uau, hein?

Miguel Sokol