Então é isto. Aparentemente começou a escalada rumo ao sucesso da Wikipedia em Português (devo lembrar aos wikicolegas que só pronuncio na forma original, "uiquipídia", portanto jamais acentuo o 'E'). Na mesma semana em que rompemos a marca dos 100.000, também ganhamos destaque na capa de uma das principais revistas de informação do Brasil, a "Época" - da editora Globo. Com certeza ganharemos novos visitantes e um número exponencialmente maior de usuários, e o aumento de contribuições anônimas (anónimas?) nos últimos dias já é indício disso. Não há dúvidas também de que estes ajudaram a acelerar a corrida pelos cem mil.

Passei na banca de jornais, levei um susto e na mesma hora comprei a revista. Para mim, foi surpreendente o fato de não haver grandes baboseiras/incorreções, o que é fato raro em se tratando do [[jornalismo]] nas [[Organizações Globo]] (palavra de ex-estagiário e testemunha). Talvez tenham-se focado pouco na questão do princípio wiki e de como ele acaba delegando ao consenso (ou ao senso-comum) a redação final dos verbetes, mas isso é uma discussão que me chama a atenção mais do que de outras pessoas.

No entanto, uma conseqüência desta exposição repentina me preocupa: estaremos prestes a sofrer com um número muito maior de vandalismos? Será que a maior parte destes novos visitantes vai se conformar em ler ou fazer boas contribuições, ou apenas vamos ter mais problemas do que antes? Se a tendência prosseguir e a Wiki começar a ser assunto de outras mídias no Brasil, principalmente na televisão, estaremos condenados ao caos?

Sinceramente, tenho medo.


De qualquer forma, já existem mecanismos de segurança para evitar esse tipo de "invasões bárbaras", correto?


Parabéns a todos pelos Cem Mil,
abraços,
Pedro
(que não dá muito as caras mas tem mania de fazer [[predefinições]])