Manuel, alguns comentários:
Quando dizes Os 10 melhores classificados no prémio "Melhor Fotografia" talvez seja melhor simplesmente As 10 melhores fotografias ou Os 10 melhores classificados na categoria "Melhor Fotografia".
No segundo parágrafo, melhor colocar Esta primeira edição internacional do concurso.
Terceiro parágrafo, melhor O "Wiki Loves Monuments 2011", organizado pela primeira vez numa escala pan-europeia.

De resto, parece-me bem.

Aproveito também, já que não tive oportunidade anteriormente, de dar os parabéns a todos os que estiveram envolvidos na organização do concurso em Portugal de uma maneira ou outra, em particular ao Nuno Tavares, o cérebro e músculo por detrás disto tudo. Não teria sido possível ter este sucesso todo sem o trabalho dele.

Abraço,
Gonçalo


 
No dia 10 de Outubro de 2011 16:47, Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt> escreveu:

Aqui vai o draft do press-release a completar e enviar no próprio dia da escolha do júri do WLM:

 

 

==========================

 

Júri escolhe a melhor fotografia de monumentos portugueses entre 16 mil

Concurso "Wiki Loves Monuments" atrai mais de 5.500 voluntários em 16 países

 

[nome] com uma foto sobre [tema] foi o vencedor português do concurso "Wiki Loves Monuments". [Critérios de escolha] foram os motivos que convenceram o júri constituído por representantes das Pousadas de Portugal, Fotosport, IGESPAR, Câmara Municipal Sintra e [quantos?] elementos dos projetos Wikimedia que se reuniram hoje em Sintra para avaliar cada uma das 16 mil fotos apresentadas a concurso. Foram ainda atribuídos um segundo e um terceiro lugar para a categoria "Melhor Fotografia", um prémio à melhor foto das Pousadas de Portugal e ainda três prémios aos fotógrafos que submeteram o maior número de fotografias de diferentes monumentos. Os 10 melhores classificados no prémio "Melhor Fotografia" ficam agora automaticamente apurados para a fase internacional do concurso que reúne os finalistas dos 16 países participantes e que serão apreciados por um júri europeu em [data e local].

 

Esta primeira edição do concurso de fotografia, "Wiki Loves Monuments" excedeu largamente as expectativa da organização. Nos 16 países onde se desenvolveu esta atividade (Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Suécia e Suíça) participaram 5.545 fotógrafos que apresentaram 163.481 fotografias a concurso.

 

O "Wiki Loves Monuments", organizado pela primeira vez numa escala pan-europeia, decorreu durante todo o mês de setembro, e teve como objetivo captar e partilhar imagens do riquíssimo património construído da Europa. O Velho Continente tem centenas de milhares de monumentos históricos e culturais importantes, a maioria dos quais não dispunha ainda de imagens gratuitas na Internet. A Wikipédia é um dos poucos locais de partilha livre existentes na Internet que oferece um "porto seguro digital" para esse espólio. A iniciativa procurou que todos os monumentos passassem a ter registos fotográficos recentes, para que todos os cidadãos do mundo pudessem ter acesso ao património cultural da Europa. Esta prova europeia é inspirada numa iniciativa-piloto realizada nos Países Baixos em 2010 e da qual resultou a adição de milhares de novas imagens de monumentos e edifícios holandeses agora livremente disponíveis para serem usadas na Wikipédia e por qualquer pessoa do mundo.

 

"Em Portugal cruzamo-nos todos os dias com centenas de monumentos, sem nos apercebermos da sua relevância histórica e arquitetónica. Criámos um site onde todo esse património foi listado e georreferenciado, alertando para a sua importância e convidando todos a tirarem o maior número de fotografias possível. E os resultados foram surpreendentes!" -- explica Nuno Tavares da organização do concurso em Portugal.

 

No contexto europeu, Portugal saiu-se bem: 244 fotógrafos contribuíram com 16 mil fotografias, o que coloca Portugal no quinto lugar no número de fotografias tiradas (atrás da Alemanha, França, Polónia e Espanha). E, mais importante do que o número absoluto de fotógrafos participantes, é relevante destacar que 206 desses nunca tinham contribuído para os projetos da Wikipédia, como é o caso do Wikimedia Commons, onde este espólio fica disponibilizado. Neste contexto, e integrado nas Jornadas Europeias do Património de 2011 do IGESPAR, foram organizados dois "raids" fotográficos, um no Centro Histórico do Porto (a 24 de setembro) e outro em Alfama e na Baixa Pombalina de Lisboa (a 25 de setembro), nos quais participaram 35 fotógrafos.

 

O concurso é apoiado por organizações internacionais, como o Conselho da Europa, a Comissão Europeia, Europeana e Europa Nostra. O mês de setembro foi escolhido por coincidir com as Jornadas Europeias do Património, organizadas em toda a Europa. Em Portugal, a iniciativa conta com o patrocínio da Fotosport, das Pousadas de Portugal, do projeto Origens do IANTT - Instituto de Apoio às Nossas Terras e Tradições, da AirNimbus e do Sistema de

Informação para o Património Arquitetónico do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

 

Perante o sucesso desta primeira edição, a organização começou já a planear a edição de 2012 do "Wiki Loves Monuments".

 

==========================

 

 

Um abraço,

Manel

AEPOPTIONS
Programa AEP Options no Facebook Programa AEP Options no Twitter Programa AEP Options no LinkedIn