Lembrei-me que se pode pedir para partilharem o acesso a alguns relatórios do google analytics quanto à origem do tráfego no sítio deles.

Eduardo

2010/2/18 Lijealso <lijealso.wikimedia@gmail.com>
Boas,

É possível saber dos devs a quantidade de clicks que esses links/ferramentas no histórico têm?

Abs

Lije

MANUEL DE SOUSA escreveu:

Bom dia,

 

Concordo com o que diz o Eduardo.

 

Acrescento que poderíamos colaborar no âmbito da Academia Wikipédia, tendo-os como sponsors. Seria viável?

 

 

Um abraço,

 Manuel de Sousa

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Eduardo Pinheiro
Sent: quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2010 09:46
To: wikimediapt@lists.wikimedia.pt
Subject: Re: [wikimedia-pt]Possível parceria (opiniões precisam-se)

 

Olá,

a ideia de se acrescentar a ferramenta de mapeamento da informação parece, por si só, boa, independentemente de tudo o resto.

Gostava que tomássemos um procedimento análogo às anteriores alterações da lista de ferramentas do histórico. No meu caso nunca vi nenhuma discussão, apenas tomei conhecimento de que tinha sido alterado ao confrontar-me com a nova disposição. Dada a motivação lucrativa da empresa antevejo muitas dificuldades em focar a discussão da comunidade no interesse da ferramenta.

Penso ser mais difícil controlar-se o número de vendas deles do que o número de hits para o site deles vindo da wiki, podiam antes pagar por hit, ou hit sem rejeição, ou outro. O que podemos oferecer mutuamente seria a referência à colaboração institucional (agora, mesmo antes de começar a ser efectivada), ficando o resto pendente de acordo posterior.

Eduardo

2010/2/17 Waldir Pimenta <waldir.pimenta@wikimedia.pt>

Olá a todos.

Estou a escrever acerca de uma organização que nos propôs uma parceria, e com a qual reuni-me no dia 28 de janeiro.

Trata-se de uma empresa, chamada IC21, uma spin-off da Universidade Fernando Pessoa. Pelo que consegui perceber, eles tentam servir de catalisador para fomentar o desenvolvimento de aplicações inovadoras... uma espécie de hub que coloca em contacto (ou serve de intermediário entre) pessoas de diferentes backgrounds de forma a que quem tem know how tenha acesso aos meios e ferramentas que lhes permitam criar produtos e serviços de tecnologia inovadores... something like that :)

Eles desenvolveram uma aplicação, chamada MindPedia, uma web app que gera mind maps automaticamente a partir de artigos da wikipédia, para permitir uma navegação hierárquica / por tópicos. Está integrado com o google translate para produzir mapas em qualquer língua (suportada pelo google translate) a partir de artigos nas principais wikipédias. Eles mostraram-me aquilo a gerar um mindmap em português de uma página da wikipédia chinesa, tendo traduzido o próprio termo de pesquisa que tinha sido introduzido em português. O software também pode gerar mind maps a partir de feeds rss, desde que estes tenham categoria e/ou tags nos posts. Os mind maps são apresentados com flash mas a página contém também o texto original do artigo, inicialmente escondido mas expansível, pelo que o Google pode indexar os conteúdos do mindmap. Esses mapas podem também ser incorporados (embedded) noutras páginas.

Eu fiquei com a vaga impressão de já ter visto aplicações de visualização/navegação da Wikipédia através de mindmaps, e após alguma pesquisa confirmei:

* WikiMindMap → http://www.wikimindmap.org (parece não estar a funcionar bem, mas uma imagem de como aquilo aparecia antes pode ser vista aqui: http://bionicteaching.com/?p=401)

* Visual Wikipedia → exemplo de tópico: http://www.viswiki.com/en/Portugal#wikimap-map

Com podem ver, o conceito não é inteiramente original, mas eles têm extras que podem marcar a diferença: primeiro, o design está mais bem concebido que o destes exemplos (o que aliás não é muito difícil, já que este deixa muito a desejar). Segundo, possuem a capacidade não só de pesquisar múltiplas wikis, como de traduzir os resultados. E terceiro, nunca ouvi falar de mindmaps a partir de blogs — talvez tenham aí um filão que valha a pena explorar.

Em termos de cooperação connosco:

O que eles oferecem
:
a ideia é ao comercializam o software, doarem 0.50 € por cada aquisição do software a uma instituição à escolha do utilizador (eles falaram nas possibilidades Wikimedia Foundation, Creative Commons, One Laptop Per Child etc).

Nota: presumo que eles venham a adoptar um modelo freemium, com uma versão básica free e uma versão premium paga, por exemplo para bloggers – modelo aliás usado por várias outras organizações focadas em serviços online


O que nós podemos oferecer: a ideia que fiquei (e que lhes comuniquei como sendo a via mais provável de cooperação) é que podíamos disponibilizar um link, não nas páginas dos artigos, mas possivelmente no histórico (na enwiki há uma série de "External tools", como o contador de visitas, a pesquisa do histórico, etc; e na ptwiki existe também uma caixa "Ferramentas"). Obviamente que a ideia seria colocar isso na ptwiki (uma proposta que podemos fazer à comunidade), mas com a visibilidade e eventual feedback, se o software se tornar muito bom, pode-se pensar na enwiki também.

Ainda, podemos (devemos) criar uma página de "benfeitores" na nossa wiki, onde listaremos as organizações ou indivíduos que nos apoiam ou apoiaram, e eles figurariam lá, aumentando o seu prestígio e popularidade. Não sei se é viável pensar em tentar arranjar permissão para usarem o logo no produto deles, mas é também uma possibilidade que me ocorreu.

Outras possibilidades de cooperação pontual: estando associados à universidade Fernando Pessoa, eles poderiam conseguir-nos servidores para cópias locais da wiki, toolserver, etc. O Miguel Trigo (fundador e CSO), também mencionou que incentiva os seus alunos a fazerem os seus trabalhos na wikipedia, pelo que pode ser um caso de estudo para eventuais palestras ou formações que tencionemos dar nesse âmbito (possivelmente até na própria Academia Wikipedia).

O que acham? Tenho algum receio de este tipo de parceria ser visto por algumas pessoas como links patrocinados, mas já que eles não lucram directamente do uso da ferramenta (que seria free), talvez isso não seja um problema. Gostaria de ouvir as vossas opiniões para, se for o caso, podermos elaborar uma proposta à comunidade da Wikipedia lusófona, e caso seja aceite, informá-los da decisção para podermos firmar a parceria.

Waldir

_______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt


_______________________________________________ WikimediaPT mailing list WikimediaPT@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt

_______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt