Olá Goethe e pessoal

Pessoalmente, gostaria de ver um plano estratégico a longo prazo para a Associação.

Somos dois, mas acho que isso vai dar demasiado trabalho e agora temos o plano que vai até o ano que vem, então não creio que isso seja uma prioridade agora, ou estou enganada??

Se não há gente para fazer uma Academia em Lisboa, não se faz, mas podem pensar em fazer uma em outro local.

Eu que tenho mania das grandezas queria que fosse feita em Lisboa E no Porto em Maio de 2011 para comemoração do 10º anivesário da Wikipédia em Português. Mas se não for possível pelo menos em um dos dois.

Propunha por isso, uma reunião no IRC ou Skype para o futuro próximo (este Sábado ou Domingo?).

Eu concordo plenamente e gostaria que todos respondessem dando a sua disponibilidade para esse fim de semana. (Ou posso ligar para os membros dos órgãos sociais para fazer isso)

Proponho então a seguinte agenda para a reunião próxima, se se concretizar

Concordo plenamente com a Agenda e recomendo aos outros membros que deem suas opiniões e sugestões sobre o agenda.

Atenciosamente,
_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484


No dia 18 de Outubro de 2010 14:13, GoEthe.wiki <goethe.wiki@gmail.com> escreveu:
Como o Rui, apenas posso dar apoio virtual. Pessoalmente, gostaria de ver um plano estratégico a longo prazo para a Associação. Já existimos, como disse o Rui, agora temos que nos tornar notáveis. Não notados, mas relevantes.

Se não há gente para fazer uma Academia em Lisboa, não se faz, mas podem pensar em fazer uma em outro local. Ou voltar a fazer no Porto, se é aí onde há mais Wikipedistas activos. Mas é preciso realmente "carolas" para fazer as coisas.

Não sei se cada um ter uma ideia do que quer fazer para a Wikimedia e colocar na sua página pessoal irá resultar. Preferiria ter um "brain-storming" conjunto e decidir o que vamos fazer no próximo ano. Propunha por isso, uma reunião no IRC ou Skype para o futuro próximo (este Sábado ou Domingo?).

Entretanto, há uma lista de actividades propostas (http://www.wikimedia.pt/wiki/index.php/Actividades_propostas), potenciais parceiros (http://www.wikimedia.pt/wiki/index.php/Potenciais_parceiros) e um plano de actividades (http://www.wikimedia.pt/wiki/index.php/Plano_de_actividades/2010-11)  à espera de pessoas para as concretizar.

Proponho então a seguinte agenda para a reunião próxima, se se concretizar:

1. Organização das próximas actividades a desenvolver (divisão em actividades físicas e virtuais, de modo a poder envolver membros virtuais como o Rui e eu).
2. GLAM-WIKI: Participação de membros da organização ou não?
3. 10º Aniversário da Wikipédia e campanha anual de angariação de fundos.
4. Angariação de novos associados.
5. (opcional) Wikimania 2011: Participação? Alguma apresentação portuguesa?
6. Outros pontos.

Abraços,
Gonçalo






No dia 17 de Outubro de 2010 16:06, Rui Silva <ruizinhomoz@gmail.com> escreveu:

Eduardo, espero que não sejas um "pessimista patológico"... Como eu já escrevi antes (creio...), a minha experiência de associações-de-voluntários é que elas tornam-se rapidamente num grupo de "carolas" que FAZ e uma "massa associativa" que nada faz - nem sequer vai às Assembleias!!! Isso a gente (ou pelo menos eu) já sabia do começo. Também comecei céptico, mas participei, embora só virtualmente... É a única contribuição que posso dar! Mas não desisto!!!!!

 

No entanto, temos que aceitar que coisas - boas! - foram feitas. A Academia Wikipedia, com os problemas que pode ter tido, foi um "hapening"! Aconteceu, envolveu muita gente, especialmente os estudantes da UP e colocou a WMP nos media. Somos conhecidos, existimos! Depois, a participação de alguns dos nossos membros (ups, eu nem sequer sou membro...) em reuniões internacionais demonstrou que nós EXISTIMOS!!!! Fazemos o que é possível. O projeto "Harvard" eu sempre achei pouco possível, dependia mais de outros que de nós. A Academia em Lisboa eu considero possível, uma vez que há uma "massa crítica" de "wikimedioportugalianos" (chiça!) naquela linda cidade. Se eles decidem organizar à ultima da hora... é "pecha" dos portugueses (e também dos moçambicanos), mas costuma funcionar!

 

Eu acredito que o nosso Presidente, não me importa onde esteja, esteja preocupado e nos dê um apoio, nem que seja moral. Não vale a pena ir buscar mails do mês passado... Todos somos ocupados, muitos de nós super-ocupados com a Wikipédia, mas sempre se encontra um espaço para uma actividade extra! Não vamos desistir!!!! Eu não vou poder participar mais do que tenho feito até aqui - virtualmente... - se acham que não vale a pena, digam-me! Abraços.

 
Rui Silva

No dia 17 de Outubro de 2010 11:19, Eduardo Pinheiro <edcorpin@gmail.com> escreveu:

Caros,
Como se intui pela falta de resposta a um email tão importante e existencialista, os emails técnicos, com pedidos de ajuda e de colaboração para a WMP também não têm resposta. Se não há encontros presenciais nem virtualmente nos falamos, então que queremos nós?

Eu sempre fui um pessimista em relação a esta organização. Tenho razões para o ser, já que desde o início foi criada a ferros, por três ou quatro pessoas que estavam cheias de vontade, e ilusão, pelo elevado número de "interessados sem compromisso". Como tal, de início esse reduzido número de pessoas contou sempre apenas com ele próprio, e agora, cada vez menos apoio é visível.

É suposto uma associação de pessoas produzir algo mais, valer mais que a soma das suas partes. Contudo, por não haver colaboração frequente, cada um está isolado. Eu até me arrisco a perguntar, "cada um faz o quê?". À la Kennedy, o que é que cada um tem feito pela WMP? O que é que cada um fez no último mês?

Dada a nossa origem virtual, os encontros pessoais são sempre de manter baixas expectativas. Contudo, nem virtualmente as pessoas colaboram. Ninguém tem ideias. Ninguém ajuda nas ideias dos outros. Ninguém se voluntaria para coisa nenhuma. Quem está de momento a fazer alguma coisa em prol da WMP? Há muito para fazer, já viram os extensos objectivos e correlatos que temos?

Pensei com os meus botões que o nosso problema seria sermos uma organização top-down. Onde alguns tinham umas ideias, e os outros eram convidados a colaborar nela. Mas hoje penso diferente. Não há top nem há down, simplesmente não há ligação entre as pessoas. Se todos olham em volta e não se comunicam, nem se vêem tarefas activas, é porque não há vontade/carolice/energia para fazer algo. Tempo ninguém tem, nunca ninguém terá, contribuir para algo implica sempre trabalho extra, cortar na família ou no sono, por isso resumo tudo a falta de interesse.

Nos últimos emails trocados facilmente se geraram pequenas picardias. A WMP é uma associação em que todos podem apontar defeitos, e muitos podem criticar muita coisa. Mas relatórios negativistas sabemos que não levam a lado nenhum, nem ajudam a motivar ninguém.

Proponho que cada um olhe para o que gostaria de fazer na WMP e edite a sua própria página de utilizador em wikimedia.pt. Depois veremos dentro das oportunidades e possibilidades existentes aquilo que podemos criar. Relembro que a participação em encontros internacionais nos trouxe um conjunto enorme de ideias. Basta agora implementar as que se goste mais! Vamos organizar-nos, um ano depois, mas ainda perfeitamente a tempo.

Cumprimentos,
Eduardo

_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt



_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt