Bom, a questão dos estatutos tinha já sido discutida há tempos entre mim e o waldir, por isso é com gosto que vejo este empenho. De facto, os estatutos originais acabam por pecar por defeito, pois são muito parcos. No entanto, há duas coisas a ter em conta: primeiro, qualquer alteração aos estatutos terá de ser registada em notário, logo à mais uma despesa a ter em conta, segundo, as alterações efectuadas em cima do joelho nem sempre são as ideais. Posto isto, devo dizer que concordo plenamente que necessitam de adaptação à nossa realidade, mas no entanto devemos ser prudentes. Uma das soluções será definir-mos primeiro a nossa organização e daqui por uns tempos, caso esse modelo esteja a resultar, traduzi-lo nos estatutos. Propostas para as alterações, ou pelo menos para alterar a nossa forma como nos organizamos?

Aproveito igualmente o tópico, e já que falamos de organização interna, para sugerir a formação de task forces em determinados campos. Uma task force para as GLAM, escolas e ensino superior, e outra para desenvolver estudos relativos à wikimedia em portugal. Passo a explicar. Seriam as estruturas competentes de desenvolver os esforços de cooperação com as GLAM e ensino, de forma autónoma, ou seja, sem necessidade de estar a pedir autorização à direcção ou aos restantes membros. Teriam por isso autonomia relativa, que lhes permiti-se conduzir os processos de forma célere. Já no caso das estatísticas, é conveniente termos dados actualizados da realidade dos portugueses nos projectos wikimédia, algo que até ao momento é escasso.

E fico por aqui, para não extender muito o tópico.

André
Só um aparte, sábado não é o dia ideal para mim, poderá ser a um domingo?


No dia 20 de Janeiro de 2011 12:31, Rui Silva <ruizinhomoz@gmail.com> escreveu:
Ahahahah! Um bolo wikipédico... Deve ser um bocado indigesto! Mas ainda não me disseram, depois do "convite-provocação" do Manel, quando é que se pretende fazer a comemoração dos 10 anos da Wp em português.
 
Abraços.
 
Rui Silva
P.S. É, eu não leio as mensagens todas!
No dia 20 de Janeiro de 2011 14:14, Waldir Pimenta <waldir@email.com> escreveu:
2011/1/20 Nuno Tavares <nuno.tavares@wikimedia.pt>

Eu tenho 2 caixas de merchandising e, como já disse noutra ocasião, não
tenho espaço em casa... alguém tem?

Se conseguirmos uma sede permanente, mesmo que seja apenas uma sala para armazenamento dos nossos materiais, o assunto ficava resolvido. Tenciono investigar essa opção (eu e o André estivemos a falar a respeito na viagem de regresso).
 
Quanto à alteração de morada... acabámos de imprimir 1000 cartões, *com*
a morada...
 
O Anastácio já disse que continuará à disposição para encaminhar a nossa correspondência que for ter a Guimarães, por isso teremos esse "redirect" para evitar o "link quebrado". Mas não acho que os cartões devam impedir essa alteração, que terá implicações mais profundas a nível de funcionamento da associação.

Os nossos orgãos sociais são uma confusão dos diabos, mas creio que é
por imposição legal, certo? O que eu gostava de ver seria uma reflexão
em cargos daquilo que efectivamente é feito por cada um. Por exemplo,
gostei da Susana Morais como relações públicas, e esse é um cargo que
nos dá imenso jeito... outro exemplo é o cargo (que ainda não tem
pessoa) da captação de sócios e donativos. Tem que haver alguém focado
nisto (em angariar dinheiro), se não vamos viver sempre do fundo da
WMF..

Quanto ao vice-presidente, concordo totalmente. Nunca percebi bem, mas a
nossa Direcção parece ser composta unicamente por um Presidente... o que
é bizarro.

Concordo. Não sei que parte da composição é imposição legal, e assim que tiver informações mais concretas avisarei. Pessoalmente, gostaria de verificar a possibilidade de oficializarmos uma estrutura de gestão mais horizontal e descentralizada (ainda que com cargos concretos atribuídos), que reflectisse a forma como trabalhamos. Mas não sei se a lei permite. De qualquer forma, acrescentar mais cargos nos estatutos, tal como os que mencionas, é perfeitamente possível, e a meu ver, desejável.
 
ps - pus algum do bolo no congelador, há de sobreviver até a AG. Só não vão é com muita fome :P

Blarg... :S

Heheh... se calhar usei a palavra errada (sobreviver), mas olha, a maior parte do bolo ainda tá no frigorífico, e mesmo assim tá em perfeito estado. O do congelador acredito que não terá problemas alguns. Mas na boa, se não quiseres, sobra mais para os outros!

By the way: Rui, quem mudou de estatuto etário foi a Wikipédia! talvez não tenhas lido a minha (longa) mensagem anterior, mas nela falo como decidimos trazer a metade que sobrou do bolo para o Norte, tendo ficado comigo.

_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt


_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt




--
André Barbosa