Rui,

 

Só hoje li o teu e-mail de ontem, por isso só hoje pude responder.

 

Quando disse «esses assuntos» referia-me à questão da mudança de "Guerra de Desestabilização de Moçambique" para "Guerra Civil Moçambicana". O propósito do meu e-mail foi especificamente colher contributos sobre o artigo "República" (uma vez que isso tinha sido discutido no âmbito desta lista) e não esgrimir argumentos sobre uma mudança feita num outro artigo há um ano atrás. Mas, como tu começaste por falar disso, dizendo que tinhas «umas espinhas atravessadas na garganta», achei que não devia ignorar o assunto.

 

Por mim, podemos discutir tudo em qualquer lado. Mas, visto que este diálogo ocorre numa lista, preferia que abordássemos apenas o artigo "República". Sobre o resto, podemos fazê-lo, por exemplo, nas páginas de discussão dos artigos em questão ("Guerra Civil Moçambicana", "Guerra da Independência de Moçambique", outros). Pode ser?

 

 

Um abraço,

Manuel de Sousa

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Rui Silva
Sent: terça-feira, 7 de Dezembro de 2010 15:00
To: wikimediapt@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [wikimedia-pt] Questões "republicanas"

 

Ora bem, Manuel, eu já estava preocupado por não responderes à minha "provocação" que, aliás, eu descrevi como um desabafo. É evidente que eu sei que estás nisto de boa-fé, mas erros toda a gente comete e o que eu fiz foi apontar alguns. Gostei da 1ª parte da tua resposta, mas a 2ª a seguir às referências pareceu-me num tom um pouco estranho - que eu entendo porque, realmente eu estava a fazer algumas acusações. A primeira era baseada no teu sumário de edição, que é o que está na moda... Mas fiquei preocupado por escreveres que "o propósito do meu pedido não tenha sido discutir esses assuntos" - qual era, então? Eu não tenho problema em discutir "estes assuntos" noutro lugar: nas nossas páginas de discussão, ou na discussão:República, tu dirás. Por isso, não vou responder às tuas "acusações" dos meus "achismos" sobre este assunto muito específico - será? a República em Moçambique... Pensei que tinhas colocado aqui a "questão republicana" para nós darmos as nossas opiniões sobre o que tu escreveste sobre as "nossas repúblicas". Agora fiquei na dúvida. Mas estou totalmente aberto para discutir essas questões, a falta de fontes "credíveis" ou "imparciais", etc. Só um exemplo: não tenho à mão a Constituição de 1975, mas tenho quase a certeza que a expressão "Luta Armada de Libertação Nacional" faz parte desse texto histórico - não foi achismo meu... Existe uma versão na web da História de Moçambique editada pela Frelimo, creio que no site Macua, mas não tenho a referência à mão. Vou procurar e, quando decidires onde podemos discutir estas questões, mando-ta. Abraço.

 

Rui Silva

No dia 7 de Dezembro de 2010 14:00, Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt> escreveu:

Rui,

 

Obrigado pela tua opinião. Creio que acreditarás que estou nisto de boa-fé e que tenho clara noção das limitações dos meus contributos na Wikipédia. É precisamente por isso que peço a opinião de outros, nomeadamente a tua, uma vez que, certamente, terás vivido na primeira pessoa os acontecimentos que são relatados na secção Moçambique do artigo República.

 

Ora, para além de me ter baseado nas informações já constantes noutros artigos da Wikipédia em português e em inglês, usei como fontes as que estão nas referências. Não serão as melhores -- bem sei --, mas é precisamente por ter noção disso que eu pedi a tua ajuda, para que pudesses não apenas apontar o que está mal, mas também -- e principalmente -- indicares-me o caminho mais assisado a seguir.

 

Perguntas-me onde fui buscar algumas frases/ideias que uso. Explico:

 

«"período geralmente referido como a Primeira República" - referido por quem?» fui buscar a http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=438&catogory=Opini%E3o , 11.º parágrafo, onde o deputado Lutero Simango da Renamo-UE diz «Existiu a primeira república (República Popular de Moçambique) e a segunda (República de Moçambique)»

 

«"O ano de 1990 trouxe profundas alterações..."» está aqui http://www.salcaldeira.com/ArtigosPT/PT/Evolucao%20Constitucional%20Na%20Republica%20De%20Mocambique.pdf pág. 2, 2.º parágrafo: «A revisão constitucional ocorrida em 1990 trouxe alterações muito profundas em praticamente todos os campos da vida do País.»

 

«uma economia marcadamente intervencionista» fui buscar também a http://www.salcaldeira.com/ArtigosPT/PT/Evolucao%20Constitucional%20Na%20Republica%20De%20Mocambique.pdf , 2.º parágrafo da pág. 1

 

Será "achismo", talvez. Mas certamente, não será meu. Ajudas-me a identificar melhores fontes?

 

 

Embora o propósito do meu pedido não tenha sido discutir esses assuntos, como tu começas exactamente por aí, aqui vai a minha defesa à tua acusação:

 

A mudança de "Guerra de Desestabilização de Moçambique" para "Guerra Civil Moçambicana" -- que já foi feita em Janeiro e não agora! -- ficou a dever-se exclusivamente à necessidade de adoptar um termo neutral e em linha com o que já acontecia nas outras línguas: "Mosambikanischer Bürgerkrieg" (de); "Mozambican Civil War" (en); "Guerra civil mozambiqueña" (es); "Guerre civile du Mozambique" (fr); etc. Tal como "Guerra Civil Angolana", por exemplo.

 

Foi "achismo" o que eu fiz, ou seria muito mais "achismo" a designação original de "Guerra de Desestabilização de Moçambique"? "Achismo" idêntico ao que, já agora, terá ditado a designação "Luta Armada de Libertação Nacional" que tu deste originalmente ao artigo que outrem, não eu, em boa hora moveu para "Guerra da Independência de Moçambique".

 

Obviamente que não vou andar a vasculhar a Wikipédia à procura de artigos teus para «"adaptar"», ou pô-los numa forma pretensamente «"mais apropriada"», porque nada me move contra ti. Antes pelo contrário! Mas já que referiste o artigo "História de Moçambique" fui vê-lo e, na verdade, fiquei surpreendido ao constatar que, um artigo tão longo, tem apenas uma referência!

 

 

Bem, fico a aguardar pela tua ajuda e espero que compreendas e aceites que, o facto de não estarmos sempre de acordo, não significa menos estima pessoal e que só se ganha com a pluralidade de pontos de vista.

 

 

Um abraço,

Manuel de Sousa

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Rui Silva
Sent: segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010 18:26

Subject: Re: [wikimedia-pt] Questões "republicanas"

 

Olá Manuel, ainda bem que me convidaste para esta discussão pública, porque eu estava com umas espinhas atravessadas na garganta e agora vou "cuspi-las"... A 1ª foi tu teres movido a "Guerra de Desestabilização de Moçambique" para "Guerra Civil Moçambicana" com a justificação de ser "Nome mais apropriado". Quando vi os iw, decidi não me manifestar (embora não saiba se alguns deles foram igualmente movidos depois da tua acção), mas o facto é que nós aqui nunca falamos em "guerra civil". Mas como costuma dizer-se que não são os que vivem os acontecimentos que escrevem a História... Faz-me lembrar a "Guerra Civil Americana", sobre a qual ainda - ao fim de 200 anos! - se ouve muito boa gente, principalmente no Sul, a dizer "Não foi uma guerra civil, foi uma guerra-entre-os-estados!" De qualquer modo, achei a tua movimentação puramente "achista", e ainda acho - uma coisa que não devia sustentar as nossas edições na WP, principalmente em assuntos sensíveis!

 

Claro que eu já tinha lido o que escreveste sobre Moçambique no artigo República, que eu passei a vigiar desde que participei naquela discussão "anti-monárquica" (seria?...), e fiquei com vontade de colocar umas marcas de "sem-fontes" - por exemplo, na frase "período geralmente referido como a Primeira República" - referido por quem? Ou "O ano de 1990 trouxe profundas alterações..." - quais? a nova Constituição, claro, porque as "profundas alterações" tinham começado em 1987! E as novas "profundas alterações" só se deram em 1992... O resto, no que diz respeito às mudanças constitucionais ou no parlamento, estão assentes por fontes. E a frase "uma economia marcadamente intervencionista" deu-me vontade de colocar a marca de "parcial" - o que é que a Constituição de 1975 instituía em termos económicos?

 

Mas, como já escrevi, aceito que "a História é escrita pelos outros"... O que significa que espero que vás "adaptar" o artigo História de Moçambique, que eu criei (como para tantos outros países africanos) e parei de editar por falta de fontes credíveis, e o transformes numa "coisa" que tu consideras "mais apropriada". Claro que vou continuar a vigiar e retirarei excertos sem fontes e que eu "considere" errados. Claro que não estou contra melhorias na WP - e acho muito interessante que tenhas incluído esse capítulo sobre "as repúblicas" nos países lusófonos, embora pense que talvez não fosse o artigo mais "apropriado" para colocar essa informação... Mas estou contra a edição de coisas baseadas em achismo! Desculpa eu ter vindo desabafar aqui, em vez de na tua página de discussão, mas como puseste o assunto em público, eu também dou a minha opinião (o meu "achismo") em público. Continuação de bom trabalho.

 

Rui Silva



Scanned by
MailMarshal - M86 Security's comprehensive email content security solution. Download a free evaluation of MailMarshal at

www.m86security.com



_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt




--
Rui de Paula e Silva (Ph.D.)
Instituto de Investigação Pesqueira
(Fisheries Research Institute)
Av. Mao Tsetung, 389
Maputo
Moçambique
Tel. (serv) +258-21-490-307
Fax (serv) +258-21-492-112
Casa (home) +258-21-320-343
Mobile +258-82-384-1243

AEPOPTIONS
Programa AEP Options no Facebook Programa AEP Options no Twitter Programa AEP Options no LinkedIn