Boa tarde,

Durante a Iberoconf em Santiago, na semana passada, tive a oportunidade e o prazer de conhecer o Alessandro Marchetti, que ali se encontrava também como representante do WUG WikiDonne.

No segundo dia, à margem da conferência, fizemos uma pequena reunião prática, junto com o Leonardo da Colômbia e o Freddy do Equador, sobre o potencial dos usos do Wikidata no Wiki Loves Monuments, e em formas de potenciar o envolvimento da comunidade no concurso. O Alessandro tem uma boa experiência em community engagement, scientific outreach, património cultural e gender gap, e faz parte do grupo de falantes de italiano da Toscana: https://meta.wikimedia.org/wiki/Gruppi_locali_di_lingua_italiana/Toscana, organizou localmente o WLM no ano passado (algumas métricas aqui: https://wiki.wikimedia.it/wiki/Microgrant/2018/Premiazione_WLM2018_Toscana/Relazione ), que foi responsável por quase metade dos carregamentos em Itália durante essa edição do concurso. O grupo está presentemente a elaborar um manual sobre o uso de Wikidata no WLM: https://meta.wikimedia.org/wiki/Gruppi_locali_di_lingua_italiana/Toscana/WLM/Manuale

O Alessandro perguntou-me se estariamos interessados em fazer um (ou mais) workshops sobre Wikidata e WLM, e community engagement, em preparação para o WLM, num par de dias algures entre Maio, Junho ou Julho, e parece-me que isto faz bastante sentido para nós. Já estive a ver os custos, e voos directos de Pizza para Lisboa e regresso estão a preços bem razoáveis (menos de 150€), o que nos permitiria fazer um encontro sobre o WLM com workshops, reuniões de trabalho, etc, a preços bem razoáveis, já contando com os nossos próprios custos de deslocamento interno, que facilmente se alocaria num rapid grant. O ideal parece-me que seria em Junho, para nos dar ainda uma boa margem até ao WLM. O que acham?

Abraço,
Paulo