Olá Mário Borges,

Vamos tentar ir por partes para entendermos tudo.

Primeiro, você tinha feito algumas edições, nomeadamente 3, em 2006. E nunca mais tinha editado (pelo menos não com a conta "Mariofeijoca"). Então, este ano, criou o artigo para o livro que você escreveu. Tal artigo foi considerado spam e apagado. Você, diante disto, foi ao contacto pedir (ou melhor) exigir o restauro do artigo - e de quebra chamou os editores de "Repressores" e "Incompetentes" - vide o nome da secção no contacto.

Falemos primeiro sobre o artigo:

* À partida, temos um problema: Um editor não pode escrever sobre si mesmo porque é uma fonte primária e nunca será imparcial. Logo, se o fizer, configura conflito de interesse. Além disto, todos os artigos devem ter sido citados por fontes secundárias  e estas fontes tem que ser verificáveis para que o artigo possa configurar na Wikipédia. E, ainda, devem cumprir os critérios de notoriedade descritos. Se um artigo não cumprir com qualquer dos critérios, pode sim ser enviado para eliminação, e, provavelmente, será apagado. Como foi o seu caso.

Agora falemos sobre a tua conduta:

* A Wikipédia também tem regras quanto as normas de conduta dos usuários. Ofender, apagar textos em discussões e discriminar os editores de acordo com a variante da língua são condutas proibidas na Wikipédia. E você fez isso sistematicamente, e ignorando o aviso dado a si. Por isto foi bloqueado (é este o termo) por 1 dia.

A idade de quem apaga as páginas não influencia (desde que saiba ler e seguir as regras, qualquer pessoa, de qualquer idade terá a mesma atitude frente a um caso concreto) e muito menos a nacionalidade (o que prova ser um Brasileiro ou um Português? Apenas que nasceste em Brasil ou em Portugal - e só).

Quanto ao facto de políticos (não só brasileiros) usarem a Wikipédia para promoção, tal facto é extremamente combatido na Wikipédia. Há diversas regras que proíbem isso, e vários usuários que vigiam os artigos do tema para evitar que isso ocorra.

Quanto ao facto de que não consideras o teu livro uma página pessoal, pergunto: O livro não foi escrito por ti? Então é teu. E sendo teu, e tão teu quanto o teu braço ou perna. Logo, é pessoal. Uma página pessoal não é somente uma página sobre você - como pessoa.

E quanto a comparação com o livro do Saramago: O Saramago tem um Prémio Nobel da Literatura. Isto torna o escritor relevante. Assim, de acordo com os critérios de notoriedade, todos os livros escritos por ele são relevantes também. Se você também tivesse um Nobel, garanto que ninguém jamais sequer sonharia apagar o artigo sobre um livro seu.

E quanto à ameaça judicial:

* Aceite meu conselho de entendida no assunto: Não vale a pena. A Wikimedia Foundation (que é quem responde judicialmente pela Wikipedia) tem sede nos Estados Unidos. E acredite-me quando digo que um processo internacional é moroso (muito mais do que estás acostumado cá em Portugal) e complicado. E, neste caso, é causa perdida porque a eliminação se baseia nas políticas da Wikipédia (não é uma discriminação contra seu livro).

Espero que tenhas ficado esclarecido.

Atenciosamente,
_____
Béria Lima
Wikimedia Portugal
(351) 963 953 042


No dia 15 de Junho de 2010 14:48, mario borges <mariolborges@gmail.com> escreveu:
Olá,
Sou wikipedista PT desde 2006.
Fiz duas contribuições de artigos, e como qualquer outro sou utilizador assíduo da wiki.
Recentemente tentei inserir um livro de que sou autor, na wikipedia: O Ano da Golfinho,  Na Cidade Secreta dos Golfinhos,  Editado e publicado pela editorial Minerva em 2005 com o  ISBN: 9789725916414  http://books.google.com/books?id=aofX0nSkYksC&printsec=frontcover&dq=o+ano+do+golfinho&source=bl&ots=liZ5jOPT60&sig=SP-uWm1qYGO4otCK4-fcYleAzmI&hl=en&ei=5noXTPfXOZaQ4ga06MWsDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CCoQ6AEwAw#v=onepage&q&f=false  referência Jornal Açoriano Oriental: http://www.acorianooriental.pt/img/oldData/data/200517733241.PDF.

Vi o meu artigo apagado, quando tentei recorrer no "fale connosco" fui agredido por todos que decidiram opinar, e até agora, apesar de ter solicitado a reposição de página e um tutor para conseguir ajuda neste processo, não tenho nada resolvido. Inclusive, fui banido por um dia por apagar comentários impróprios no "Fale connosco". http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Contato/Fale_com_a_Wikipédia um espaço destinado a ajudar wikipedistas transformado num campo de batalha. Não só comigo, mas para outros tantos. Quando tento pedir satisfações, existe uma tolerância para com os elementos "do grupo" de wikipedistas Brasileiros que não se verifica para com os demais utilizadores, jovens de 15 anos executam tarefas de eliminação de artigos, Politicos Brasileiros admitem publicamente utilizar a Wikipedia como forma de promoção pessoal com  pág. bloqueada. Quem se manifesta é eliminado, assisti a isto. enfim...   Mas não são contas do meu rosário.
O que me concerne, é isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_O_Ano_do_Golfinho.
Este livro não é uma página pessoal, não está em período de promoção e sobretudo não pode existir discriminação cultural ou qualquer tipo de xenofobia cultural na wikipedia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Viagem_do_Elefante, se este livro, assim como milhares de outros estão na wiki, o meu(s) deveram também ocupar um lugar, de outro modo, existirá muito para debater nos círculos certos. Levarei este assunto até últimas consequências, e apresentarei queixa contra wikipedia se necessário.
Cumprimentos
Mário