Caras e caros,

 

Começo por pedir desculpa por trazer aqui um tema completamente off-topic: a minha situação profissional!

 

Como creio que muitos saberão, durante 14 anos fui diretor de marketing e comunicação da Exponor, um grande organizador português de feiras e congressos (que também tem uma subsidiária em São Paulo). Como sabem, a crise financeira na qual o país está mergulhado desde há alguns anos, afetou violentamente as empresas portuguesas. Muitas fecharam e todas tiveram de reduzir os seus custos drasticamente. Como consequência, o setor das feiras em Portugal entrou numa crise profunda e a Associação Empresarial de Portugal (AEP), detentora da Exponor, chegou à beira da falência. Para sobreviver, a AEP teve de se submeter a um plano especial de revitalização (PER) e, entre outras medidas, despedir metade dos seus colaboradores. Nesse processo, eu acabei por aceitar as condições que me estavam a oferecer e saí da AEP.

 

Isso foi em maio de 2013. Desde essa altura, tenho estado desempregado.

 

Apesar de conhecer muita gente e de ter feito muitos contactos, a verdade é que, em dois anos de buscas, não consegui encontrar colocação numa nova organização em posição equivalente (nem minimamente aproximada…) à que tinha anteriormente.

 

Perante isso, mas também perante o “boom” de turismo que se vive um pouco por todo o país, e em particular na cidade do Porto, resolvi criar o meu próprio emprego nesta área. Meti-me a fazer um mestrado em Turismo na Universidade do Porto e, recentemente, avancei com a criação, com outro sócio, de uma empresa de animação turística.

 

Chama-se “Lusitania Experience” e é vocacionada para a organização de percursos turísticos para pequenos grupos no Porto (principalmente a pé) ou a partir do Porto (de carro). Temos percursos interessantes e inovadores: um sobre a arquitetura contemporânea, outro dedicado a explorar a gastronomia típica do Porto, outro que pretende mostrar a cidade na ótica dos brasileiros, para além do habitual périplo pelo Douro vinhateiro, da volta ao Minho e das peregrinações a Santiago de Compostela e a Fátima, etc.

 

Se quiserem conhecer os nossos serviços um pouco melhor, pf consultem o nosso site (que também está a estrear):

 

http://lusitaniaexperience.pt/

 

Já agora, pedia-vos tb para darem um “like” na nossa página do Facebook:

 

https://www.facebook.com/lusitaniaexperience

 

Em conclusão, se souberem de alguém – nomeadamente estrangeiro de visita a Portugal – interessado em conhecer o Porto e/ou a região, mas que queira fugir da “confusão turística” e prefira um tratamento exclusivo, lembrem-se de mim! Ajudem-me a reencontrar uma carreira profissional… que eu ainda tenho filhos para criar! J

 

 

Obrigado a todos e votos de Boas Férias!

 

cid:image001.jpg@01D07DE0.F0519890

Manuel de Sousa
manuel.jorge.sousa@gmail.com
linkedin.com/in/manueldesousa
+351 962737036