[Nota: Há duas threads com comentários sobre as comemorações do evento, mas estão ambas misturadas com outras mensagens devido aos títulos não terem sido alterados; por isso resolvi iniciar uma nova, on-topic.]

Creio que a curiosidade do Manuel e do Gonçalo (e certamente dos outros que assistiram pela lista aos preparativos do evento) é justificada e merece algo mais que um relatório oficial. Aqui vão as minhas notas pessoais (perdoem o atraso, esta semana tem sido caótica aqui na universidade)

Em geral, achei que correu tudo muito bem. O único ponto negativo foi o atraso, mas ao contrário do Nuno, não achei que tivesse sido tão gritante: Estávamos a postos para começar a horas, mas resolvemos aguardar pelo público, que ainda só tinha começado a chegar por essa altura. Não houve problemas técnicos, nem atrasos na transição entre as partes do evento. Os atrasos deveram-se a essa meia hora inicial, mas duas das palestras que duraram mais que o tempo alocado, trazendo outra meia hora de atraso; e um intervalo após o filme, que não tínhamos previsto.

O debate foi curto devido ao adiantado da hora, mas foi excelente; não houve momentos de silêncio nem distúrbios de qualquer natureza, e as perguntas eram relevantes e demonstravam grande interesse. Ficou claro que actividades de divulgação deverão entrar para o topo das nossas prioridades.

O auditório esteve um pouco frio, mesmo sem ar condicionado ligado. Havia dois aquecedores a óleo, mas achámos que com as pessoas aquilo ia aquecer e não os ligámos; no final de contas, teriam sido úteis, creio.

A legendagem funcionou lindamente; o Nuno de início receou que no Windows pudesse haver problemas, mas testes iniciais no computador da Béria (que tinha o VLC como leitor de vídeo, o que naturalmente ajudou) funcionaram bem; decidimos assim usar só esse para ligação ao projector, tendo ficado já num púlpito para as apresentações.

As apresentações também correram sem problemas no computador, apesar de não termos tido oportunidade de testá-las a todas com antecedência (até houve apresentações feitas em Mac, que não revelaram quaisquer problemas). O som esteve óptimo, graças aos ajustes preliminares com o técnico de audiovisuais, e as luzes foram controladas sem falhas pelo Nuno.

A nível técnico, portanto, tudo excelente. O prof. Fernando Silva do IST forneceu-nos tudo o que precisávamos, até colocou indicações do percurso (mapas e setas) desde a entrada do edifício até o auditório... o bolo chegou perfeito, o catering esteve a ser preparado e estava a postos quando terminámos... enfim, não podemos agradecer o suficiente a todos os que ajudaram na organizaração, correu tudo mesmo bem, a meu ver, especialmente quando havia tantos pontos de falha possíveis.

Em relação à progressão do evento, fiz a abertura e passei a palavra ao prof. Fernando, que disse algumas palavras de boas vindas; passámos ao documentário, que todos gostaram (Gonçalo, tu que já tinhas visto: aquilo realmente é muito melhor da segunda vez e num ambiente menos "insider" e resistente a críticas; apesar de pequenos sensacionalismos, trata-se de facto de uma apresentação não-tendenciosa da Wikipedia, apresentando tanto as virtudes como as críticas —umas mais legítimas que outras— que lhe são feitas, de forma relativamente neutra).

Após o documentário, vieram as apresentações, que correram muito bem (à excepção da duração das que excederam o limite de tempo). A história da Wikipédia apresentada pelo Manuel Anastácio foi fascinante de ouvir até para nós, editores de "longa data" — que ele chamou de membros da "terceira geração" de wikipedistas lusófonos. O André também deu uma apresentação muito boa sobre o funcionamento da Wikipédia, tendo falado desde os bots até à wiki-fauna, e despertou claramente o interesse da audiência. Não vou entrar em detalhes sobre todas as apresentações, poderão vê-las nos vídeos (já agora, Nuno, houve resposta em relação a isso?)

Por fim depois do debate, do qual já falei, passámos ao coffe-break e ao bolo. Após algum esforço para juntar as pessoas ao redor do bolo (estavam todos em grupos, em conversas animadas), cantámos os parabéns e abrimos o bolo, tendo fatias sido distribuídas aos presentes (alguns já tinha ido embora, infelizmente). O bolo estava delicioso!!! ...Mas era bem grande, e a metade inferior sobrou no fim, bem como parte do coffee break.

No fim de tudo, arrumámos as coisas e estivémos ainda á procura de alguma instituição de caridade à qual pudéssemos doar o bolo e os doces do coffe-break, mas não conseguimos nada. Acabámos por conseguir colocar o bolo no carro, e assim ele veio para o norte — tenho-o no frigorífico cá em casa! Enfim, já bem tarde, despedimo-nos todos, a Susana e o Benoit com o Nuno no carro dele indicaram-nos o caminho (o André, eu, a Béria, a Carla e o Anastácio no carro deste) até onde já nos podíamos orientar para apanhar a autoestrada.

Bem, vai longo já o email, e muito mais ficou por dizer. Eu ia ainda falar dos planos para as próximas semanas, mas agora amanhã escrevo outro email.

As fotos, já as viram, e já agora, que acham de as colocarmos no Facebook? Acho que seria interessante para as pessoas da audiência poderem marcar-se e partilhar com os amigos, e em geral é uma plataforma mais interactiva que o commons. (Não se preocupem, se leram o meu "testamento" anterior, saberão que não haverá perigo de serem inundados por notificações). Que dizem?

Abraços,
Waldir