Olá a todos

Antes de mais nada, volto a sublinhar a quem não tem podido participar nas reuniões, que o relativo silêncio da lista nos últimos dias não significa, de todo, a diminuição da actividade -- pelo contrário, temos avançado bem com o plano de actividades, ao ritmo de duas reuniões por semana -- a próxima é amanhã às 21h, no IRC (canal #wikimedia-pt). Apareçam!

Posto isto, vamos ao tema principal da mensagem: como configurar o email @wikimedia.pt (isto é para os 9 membros dos órgãos que têm conta de email própria)

Como já foi dito, há duas opções: ou mantêm a conta em separado e consultam-na directamente no site wikimedia.pt, ou configuram o gmail (sei que vocês todos o têm ;-)) para receber e enviar a partir desse email. Não se preocupem: As mensagens enviadas dessa forma ficam marcadas como tendo sido enviadas do email @wikimedia.pt, e não do gmail.

Para ter a conta em separado, basta informarem o Nuno, e ele vos informará de como deverão fazer para consultar o email. Não se esqueçam de o consultar regularmente, já que os endereços estão disponíveis publicamente na nossa wiki e as pessoas podem usá-los.

Para usar o gmail (mais conveniente, na minha opinião), eis o que têm que fazer:

1) Peçam ao Nuno que converta a vossa conta de um alias para uma conta real; ele vos dará a password da conta.
2) Vão aos settings
3) Vão ao separados "Accounts and Import"
4) Na segunda secção, chamada "Send mail as:", carreguem no botão "send mail from another address"
5) Introduzam o nome e o endereço, carreguem em "next step"
6) Escolham a segunda opção, "Send through wikimedia.pt SMTP servers"
7) No campo SMTP server, introduzam "mail2.wikimedia.pt"
8) No dropdown "port", escolham 25
9) No campo username, metam "nome.apelido@wikimedia.pt"
10) Introduzam a password que o Nuno vos deu

E já está! basta clicar no botão "add account" para gravar os dados e poder começar a enviar emails do gmail com o endereço @wikimedia.pt. Não se esqueçam, quando estiverem a escrever emails, de escolher o email correcto no campo "From". Haverá um link "change" logo à direita do vosso email, que podem clicar para escolher entre os emails activos que podem ser usados.

Para receber emails da conta @wikimedia.pt, devem usar a secção seguinte no mesmo separador (Accounts and Importing) das preferências. É onde diz "Check mail using POP3:". Os passos são:

1) Carregar no botão "Add POP3 email account"
2) Introduzam o email e carreguem em "next step"
3) Preencham o username e password como indicado nos passos 9 e 10 acima
4) preencham o campo POP3 server com
"mail2.wikimedia.pt" e escolham o port 110
5) Opcionalmente podem escolher nas checkboxes em baixo uma label a ser atribuida automaticamente às mensagens que chegarem por essa conta; também podem escolher arquivar (ou seja, skip inbox) automaticamente essas mensagens

E é tudo, basta clicar em "add account" e o gmail deverá começar a descarregar emails que tenham sido enviados à vossa conta.

Desculpem a missiva; tentei dar todos os detalhes e passos para tornar o processo o menos ambíguo possível. Se tiverem algum problema em seguir estes passos, avisem!

Abraços,
Waldir