Olá,

Conforme indicado anteriormente, iremos realizar uma Assembleia Geral Extraordinária, para aprovar o Relatório de Contas que faltava de 2017 e realizar novas eleições para os órgãos sociais. A Assembleia Geral será realizada, em princípio, dia 1 de Setembro, no Porto, em local a confirmar. A convocatória será enviada nos próximos dias, por esta via, mas também por carta registada.

Não custa relembrar que, quem ainda não o fez, deve atualizar os dados preenchendo o formulário em: https://goo.gl/forms/rpZkTe1DpwX4EgFv1. Apenas terão direito a voto na Assembleia Geral quem, até à data, tiver os seus dados atualizados.

Dado que os problemas apontados pelo AffCom se referem a situações omissas nos nossos estatutos e regulamento interno, acho por bem que se comece a discutir mudanças aos nossos estatutos que retirem estas omissões. Podem consultar os documentos atuais em:

https://pt.wikimedia.org/wiki/Estatutos
https://pt.wikimedia.org/wiki/Regulamento_Interno

As mudanças que acho serem necessárias incluem explicitação de que as convocatórias poderão ser enviadas por email, que as assembleias gerais poderão ser efetuadas quer presencialmente, quer por videoconferência, quer por serviços de mensagens instantâneas, desde que a autenticidade dos intervenientes seja assegurada e com registos das discussões, quer ainda por uma mistura das opções anteriores.

Há algumas contradições entre os estatutos e regulamento interno que também devem ser resolvidas, por exemplo, na definição dos órgãos sociais. Nos estatutos diz que a mesa da Assembleia Geral é constituída por um Presidente e dois Secretários, e no regulamento, um Presidente, um Secretário, e um Vogal.

A sede da associação também deverá ser mudada brevemente de Guimarães para o Porto, e isso também deverá ser alterado nos Estatutos.

Certamente mais coisas deverão ser mudadas ou acrescentadas. Esta não é certamente uma lista exaustiva do que pode ser discutido.

Convido-os por isso a estudarem os documentos, e tendo em consideração os eventos dos últimos anos, propor alterações que julguem ser adequadas.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Themudo

Presidente
Wikimedia Portugal
Email:
goethe.wiki@gmail.com
Website: http://pt.wikimedia.org

Imagine um mundo onde cada ser humano pode partilhar livremente a soma de todo o conhecimento, na sua própria língua.