Direcção

Presidente -André Barbosa

Secretário - Gonçalo Themudo

Tesoureiro - Miguel Mimoso Correia


Conselho fiscal

Presidente - Waldir Pimenta

Secretário - Alice Santiago Faria

Vogal - Jorge Gomes


Mesa da Assembleia Geral

Presidente - Manuel de Sousa 

Secretário - Danielly Campos Dias

Secretário - João Lemos




Programa de actividades


Nos últimos anos a Wikimedia Portugal teve um forte crescimento estrutural, que permitiu organizar um maior número de atividades, algumas delas mais complexas. O que propomos é dar continuidade a esse crescimento, sempre de forma sustentada, e aprendendo com a experiência adquirida.


Assim, baseamos a nossa intervenção em 4 pilares:


Organizacional:

* Dar continuidade ao processo de reforma dos estatutos e regulamento interno, para dotar a associação de um conjunto normativo mais ágil, eficaz e transparente.

* Dar continuidade ao processo para obtenção do estatuto de entidade de utilidade pública

* Dar continuidade ao crescimento orgânico interno.


Actividades:

* Criar um calendário com as atividades e celebrações a assumir como de interesse prioritário, e tornar esses eventos anuais. Isto inclui os concursos Wiki Loves Monuments e Wiki Loves Earth, e celebrações como as do Dia do Domínio Público, ou o aniversário da Wikipédia ou Wikidata.

* Dialogar com as organizações e comunidades parceiras, no sentido de estabelecer um calendário de atividades conjuntas.

* Retomar a organização de eventos estruturantes como o WikiData Days, ou o WikiCon Portugal, agora num cenário pós pandêmico.


Financeiro:

* Diversificar as fontes de rendimentos, tornando a associação mais autónoma financeiramente, e permitindo igualmente desenvolver projectos mais ambiciosos.

* Estudar mecanismos de apoio financeiro a eventos e atividades organizadas pelos seus associados ou que sejam de pleno interesse do movimento.


Parcerias:

* Aumentar a rede de organizações e comunidades parceiras, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a organização de atividades conjuntas.

* Desenvolver uma rede de apoio ao meio académico, para que seja possível continuar a dar resposta ao cada vez maior interesse da comunidade académica.

* Fomentar a criação de uma rede de associações e instituições parceiras, que nos permita aumentar a disponibilidade de espaços físicos para a realização de atividades.