Olá a todos!

Já estou praticamente em Espanha (escrevo esta mensagem do avião). A Wikimania 2010 foi um sucesso! Claro, nem tudo foram rosas, mas é natural que assim seja. Vou preparar um pequeno relatório da minha participação no evento, para partilhar convosco as informações que recolhi durante o mesmo. Colocá-lo-ei na nossa wiki assim que o tiver pronto, e avisar-vos-ei aqui na lista.

Entretanto, aqui vão algumas considerações/opiniões iniciais:

-- A Polónia é extremamente quente nesta época do ano! E o sol começa a nascer por volta das 3 da madrugada... no primeiro dia acordei às 4h e passei uns minutos em pânico pensando que eram 4 da tartde e que tinha perdido o registo, a abertura, e as primeiras apresentações... 
-- Houve um número razoável de participantes lusófonos: de Portugal fomos o Gonçalo, o Ademar e eu, e do Brasil estiveram o Everton Alvarenga, o Pietro Roveri, o Alexandre Abdo (Solstag), o Névio Alarcão (Nevinho) e o Thomas Buckup. Havia ainda uma instalação artística, aparentemente uma wiki-escultura que as pessoas podiam editar, que segundo me disse o Gonçalo foi montado por uma portuguesa (creio que se chama Rute, mas os brasileiros terão que confirmar isso)
-- Eu e o Gonçalo participámos num concurso de perguntas e respostas sobre diversos aspectos da comunidade e dos projectos Wikimedia, e a nossa equipa ganhou!! Mas ok, não é de estranhar, já que os outros membros eram o James Forrester, a Kat Walsh e o Sebastian, um dos principais wikipedistas polacos (havia um grupo de perguntas sobre a pl.wikipedia). O prémio incluia um WikiReader, mas acabámos por não o tomar. Vou averiguar quem o tem e o resto da equipa tenciona fazer com ele. Se pudermos ficar com ele, eu pensei que seria interessante usarmo-lo como prémio para um concurso de melhoria de artigos ou algo do género.
-- Fui entrevistado para um vídeo promocional da WMF! O vídeo deverá estar disponível daqui a 2 ou 3 meses, pelo que percebi.
-- Houve um encontro de capítulos e pré-capítulos ibero-americanos: Espanha, Portugal, Brasil, América Latina (mais Itália e a Delphine). Foi excelente, e decidimos criar uma estrutura permanente de inter-comunicação (uma mailing list e uma wiki) para partilhar experiências e boas (e más) práticas, que nos são comuns não só pela proximidade histórica/cultural/linguística/geográfica, como por sermos todos capítulos ainda recentes e relativamente pequenos, que partilham muitos dos mesmos problemas.
-- Fotos brevemente no Commons :)

Bem, foram 4 dias intensos, certamente estou a esquecer-me de imensas coisas, mas se estiverem curiosos sobre algum aspecto, digam que tentarei preencher as lacunas. Em relação às apresentações em si, vou colocar o relatório na wiki e depois envio o link aqui na lista.

Abraços!
Waldir