Olá, Manuel.

Estive ausente durante uns dias, mas agora posso ajudar outra vez um pouco mais.
Infelizmente, estas votações continuam a ter em conta apenas aspectos quantitativos, e muito raramente alguém se dedica um pouco mais a ver aspectos mais qualitativos.
Chegaste a mandar a mensagem para a Comissão das comemorações?
O que acham de pedir para ela fazer uma avaliação do artigo? Seria a primeira vez que seria feita uma avaliação externa de um artigo da Wikipédia em português e os erros encontrados poderiam ser corrigidos ainda a tempo.

Abraço,
Gonçalo


No dia 31 de Agosto de 2010 19:34, Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt> escreveu:

Pessoal,

 

Já temos dois votos contra (i.e., “A favor para artigo normal”), alegando que faltam referências em algumas secções!

 

Era bom que votassem a favor do destaque e ajudassem a colocar fontes nas partes em falta.

 

Lembro que se o artigo for chumbado p/ destaque agora, não faz sentido voltar a tentar daqui a 2 ou 3 meses, porque, entretanto, se perde a oportunidade do centenário.

 

 

Obrigado,

 MS

 

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Manuel de Sousa
Sent: terça-feira, 31 de Agosto de 2010 12:22


To: wikimediapt@lists.wikimedia.pt
Subject: Re: [wikimedia-pt]Centenário da Proclamação da República

 

Pessoal,

 

Como o tempo urge, coloquei já o artigo a votação:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Escolha_do_artigo_em_destaque/Implanta%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa

 

P.f. votem! Toda a promoção desta votação é tb muito bem-vinda.

 

 

Obrigado e um abraço,

 Manuel de Sousa

 

 

P.S. – Como é evidente, o facto de o artigo estar a votação não impede que, quem quiser, possa fazer as melhorias que entenda relevantes.

 

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Béria Lima
Sent: sexta-feira, 27 de Agosto de 2010 19:40
To: wikimediapt@lists.wikimedia.pt
Subject: Re: [wikimedia-pt]Centenário da Proclamação da República

 

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regic%C3%ADdio_-_Terreiro_do_Pa%C3%A7o_-_Lisboa_%282%29.JPG

:-P
_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484

No dia 27 de Agosto de 2010 19:26, L S <lijealso.wikimedia@gmail.com> escreveu:

O único contributo que posso dar sobre o assunto é este

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Regic%C3%ADdio_-_Terreiro_do_Pa%C3%A7o_-_Lisboa.JPG

Lije

No dia 27 de Agosto de 2010 18:07, Béria Lima <berialima@gmail.com> escreveu:

 

Povo, como muita coisa está em DP por tempo, estava a fazer uma busca na net e a primeira cat sobre o assunto é: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Lisbon_Regicide

Vou pesquisar mais sobre imagens em DP.


_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484

No dia 27 de Agosto de 2010 15:24, GoEthe.wiki <goethe.wiki@gmail.com> escreveu:

 

Manuel,
A redacção está perfeita a meu ver. Em relação às licenças, pode-se falar também sobre domínio público ou direitos de autor expirados.

No dia 27 de Agosto de 2010 16:10, Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt> escreveu:

Pessoal,

 

Sobre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Implanta%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa

 

Dividi tarefas com o GoEThe e o JohnR: o JohnR ficou de melhorar a introdução; eu, os antecedentes; e o GoEThe, o período pós-revolucionário.

 

A coisa ainda não está perfeitamente terminada, mas quase e, entretanto, o GoEThe vai apresentar já o artigo p/ votação. Porque o tempo urge!

 

Como a Béria se prontificou a ajudar na formatação das referências, agradecia então que avançasse. Há um trabalho importante a desenvolver aí.

 

O André já falou aqui nesta lista das imagens. Na verdade, o Commons não tem grande coisa. Preparei uma proposta carta (abaixo) a enviar à Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República p/ ver se nos podem ajudar.

 

Pf dêem-me a vossa opinião quanto à redacção (por ex. a parte das licenças não me parece mto bem...)

 

 

Exmos. Senhores,

 

Sou membro da Wikimedia Portugal, uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção do conhecimento livre em Portugal através dos projectos mantidos pela Wikimedia Foundation, nomeadamente a internacionalmente conhecida enciclopédia online Wikipédia (www.wikipedia.org), um dos sites mais visitados em todo o mundo.

 

É nossa preocupação melhorar a informação sobre Portugal nos projectos internacionais, designadamente na Wikipédia de língua portuguesa (pt.wikipedia.org) que conta com mais de 600 mil artigos. Neste contexto, estamos a trabalhar na melhoria da informação sobre a implantação da República em Portugal, tanto mais que antevemos um significativo aumentando da procura deste tema pelos utentes da Wikipédia à medida que se aproxima a data de 5 de Outubro de 2010, em virtude do programa de comemorações em curso.

 

Concretamente, procuramos gravuras e fotografias da época que possam ilustrar os artigos da Wikipédia sobre esses temas -- nomeadamente, sobre a revolta de 31 de Janeiro no Porto, o regicídio de 1908, os comícios republicanos, etc. -- e entendemos que a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República seja a entidade mais apropriada a contactar para esta cedência.

 

Há, no entanto, um requisito fundamental a obedecer: todo o material disponibilizado (seja texto, imagens, vídeos ou sons) na Wikipédia e nos outros projectos da Wikimedia Foundation têm necessariamente que obedecer a uma das seguintes licenças Creative Commons (www.creativecommons.pt): Atribuição (by); Atribuição – Partilha nos Termos da Mesma Licença (by-sa).

 

Em termos simples, isto significa que, a todas as imagens que viessem a ceder-nos, V. Exas. teriam que permitir que pudessem ser publicadas, distribuídas e reproduzidas e que, a partir delas, se pudessem vir a criar obras derivadas, mesmo para seu uso comercial. É possível, no entanto, exigir que o autor seja sempre identificado e que eventuais obras derivadas sejam publicadas sob a mesma licença. As imagens a ceder seriam carregadas na Wikimedia Commons (commons.wikimedia.org), repositório de acesso livre que conta com mais de 7 milhões de ficheiros de imagens e multimédia.

 

Acreditamos que a disponibilização deste material em muito poderia enriquecer a informação que a Wikipédia e outros projectos conexos disponibilizam gratuitamente a todos os utentes da Internet, constituído, numa percentagem muito significativa, por jovens e estudantes.

 

 

Agradeço antecipadamente toda a atenção que V. Exas. venham a dispensar ao assunto e fico a aguardar V. prezadas notícias.

 

 

Sem outros assunto de momento,

 

Manuel de Sousa

Wikimedia Portugal

 

 

Podemos depois usar a mesma carta-tipo p/ outras entidades.

 

Fico a aguardar V. feedback.

 

 

Obrigado e um abraço,

 Manuel de Sousa

 

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Béria Lima
Sent: terça-feira, 24 de Agosto de 2010 09:58


To: wikimediapt@lists.wikimedia.pt
Subject: Re: [wikimedia-pt]Centenário da Proclamação da República

 

Eu posso ajudar a deixar o artigo "bonito" (a.k.a = formatação de referências, organização da localização das fotos, infoboxes e etc) bem como ajudar com alguns poucos retoques de texto. Entretanto como toda a história de Portugal que estudei foi do Tratado de Tordesilhas (em 1492) às Capitanias Hereditárias (em 1534, acho) e da fuga da família real (1807) à Independência do Brasil (em 1822), não posso ajudar muito com conteúdo. :S
_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484

No dia 24 de Agosto de 2010 09:37, Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt> escreveu:

Ok. Vamos tentar.

 

Eu posso ajudar, mas não posso fazer isto sozinho. São necessárias duas a três pessoas mais que estejam dispostas a ajudar nesta empreitada que, idealmente, deverá durar apenas uma semana. Quem se oferece para ajudar?

 

Entretanto, convinha apresentar já o artigo para destaque e explicar a pertinência do tema em Portugal (comemoração do centenário). Quem pode tratar disto?

 

Para não estarmos a ocupar a mailinglist proponho que a discussão sobre esta questão passe para aqui:

Um abraço,

 Manuel de Sousa

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Béria Lima
Sent: segunda-feira, 23 de Agosto de 2010 18:14


To: wikimediapt@lists.wikimedia.pt
Subject: Re: [wikimedia-pt]Centenário da Proclamação da República

 

En tese não... mas podemos tentar abrir uma excepção para esse caso. Entretanto convinha terminar o mais rápido possivel
_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484

No dia 23 de Agosto de 2010 17:52, Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt> escreveu:

O problema aqui é o tempo.

 

Se a votação demora um mês, precisávamos de ter o artigo completamente reformulado no prazo de uma semana. O que, considerando que não somos especialistas na matéria e que a Wikipédia não é a nossa profissão, parece praticamente impossível de conseguir.

 

Eu sou licenciado em História, mas, para além de trabalhar numa área completamente diferente há quase 20 anos, confesso que o meu período histórico predilecto é o dos Descobrimentos. Embora me considere um republicano, confesso que o final da monarquia e a implantação da república nunca me despertaram grande interesse...

 

É claro que tudo seria diferente se, em vez de uma semana, tivéssemos um mês para o fazer. Haverá alguma forma de agilizar o processo de escolha dos artigos destacados?

 

 

Um abraço,

 Manuel de Sousa

 

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of André Barbosa
Sent: segunda-feira, 23 de Agosto de 2010 16:14

Subject: Re: [wikimedia-pt]Centenário da Proclamação da República

 

Poder-se-ia tentar solicitar autorização de mais algumas imagens, a comissão da comemoração apresenta uma coleção, algumas do acervo da CML, e por exemplo, a biblioteca poderia lançar em domínio público algumas páginas da primeira constituição.


Temos então:

Torre do tombo: http://ttonline.dgarq.gov.pt/acesso.htm
comissão do festejo do centenário: http://hm.centenariorepublica.pt/iconografia.html?start=8
Biblioteca Nacional: http://purl.pt/6925/1/P5.html

Que tal fazer um convite formal, e enviar para estas e demais entidades que possam fornecer informação útil aos projectos?


André Barbosa

No dia 23 de Agosto de 2010 15:31, GoEthe.wiki <goethe.wiki@gmail.com> escreveu:

Não houve grande evolução, mas ainda estamos a tempo :). Fiz uma proposta de estrutura na página de discussão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa), mas depois nem tive tempo de pesquisar mais.

No dia 23 de Agosto de 2010 16:27, Béria Lima <berialima@gmail.com> escreveu:

 

Estamos a tentar Manuel, não queres tu ajudar? Como entendes de história serias perfeito!


_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484

No dia 23 de Agosto de 2010 15:21, Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt> escreveu:

Este assunto chegou a ter alguma evolução?

 

 

Um abraço,

 Manuel de Sousa

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of GoEthe.wiki
Sent: segunda-feira, 2 de Agosto de 2010 17:35
To: wikimediapt@lists.wikimedia.pt
Subject: [wikimedia-pt] Centenário da Proclamação da República

 

Olá,

O JohnR sugeriu (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia_Discuss%C3%A3o:Projectos/Pa%C3%ADses/Portugal#Centen.C3.A1rio_da_Rep.C3.BAblica) uma "task force" para melhorar o artigo sobre a Proclamação da República Portuguesa a tempo de o tornar destaque em Outubro.
Como sei que muitos gostam de história, achei por bem divulgar por aqui.
Também me lembrei que a Wikimedia Portugal poderia ter algum papel mais paralelo colaborando com entidades oficiais (arranjando imagens para o Commons, divulgando o projecto, ou até mesmo um pequeno concurso).
Claro que eu estando para fora como de costume, não posso fazer muito :P, por isso se não tiverem disponibilidade, simplesmente ignorem as sugestões.

Abraços,
Gonçalo

 


_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt