Olá, Manuel.

Obrigado por levantar esta questão. Tenho estado há algum tempo a tentar abordá-la e com este empurrão aproveito para tecer algumas considerações.

Começo por dizer que, apesar de não poder falar pelos outros, a minha motivação para continuar com a Wikimedia Portugal não se desvaneceu. Vejo que no teu caso também não, e sei que várias pessoas continuam empenhadas em fazer com que a associação funcione e cumpra os objectivos para que foi criada.

A existência de elementos silenciosos na comunidade (que neste momento consiste essencialmente das mailing lists: a pública e a interna) é inquestionável, como dizes. Mas eu não diria que o espírito desapareceu; está é adormecido, e com razão: não podemos querer que as pessoas se envolvam se não houver tarefas (acções específicas, não projectos inteiros) que elas possam pegar e dizer "eu farei isto!".

O facto de muita comunicação se passar por emails individuais ou através da mailing list interna (geral@wikimedia.pt) afecta também a situação. Tem de facto havido actividade recente (e mesmo a mailing list tem estado activa), não apenas em discussões, mas em acções concretas, muitas das quais não foram ainda anunciadas por várias razões. Por exemplo a migração do site, que não valia a pena anunciar antes que os detalhes técnicos fossem resolvidos, que permitissem às pessoas usar o site de forma estável; ou a proposta de alteração das nossas estruturas de comunicação interna (i.e, usar a lista privada apenas para assuntos estritamente de natureza confidencial), que não foi ainda anunciada por a discussão interna não ter ainda atingido um claro consenso sobre os detalhes de implementação essa mudança.

Como exemplo, indico a mensagem que enviei há pouco em cc a esta lista, sobre a renovação do domínio wikimedia.pt: normalmente eu não enviaria essa mensagem à lista porque ela dirige-se especificamente às pessoas que poderão tomar acção em relação à mesma; mas assumo, não faz mal nenhum enviar na mesma à lista para dar conhecimento das acções que vão decorrendo. Outro exemplo: Ainda ontem estive a coordenar com o André sobre o reembolso da participação na Wikimania do Gonçalo, a qual atrasou-se devido a problemas com o banco que levaram dias para ser resolvidos; e fora isto há muitas outras pequenas coisas que se vão fazendo e que consomem tempo, mas que não são visíveis ao resto da comunidade.

Mea culpa, admito: não te censuro a visão mais pessimista que tens do estado da associação, pois várias destas acções não te chegaram ao conhecimento. Infelizmente, sendo presidente e membro da lista de discussão interna, quase tudo o que se passa na associação chega ao meu conhecimento; o mesmo não é verdade para os restantes, e não posso esperar o mesmo nível de motivação de quem não tem a mesma percepção do pulso de actividade da WMP. Portanto, assumo desde já um compromisso de fazer passar pela mailing list o máximo destas acções/comunicações, de forma a manter a comunidade no mínimo informada de que não se encontra tudo parado.

Dito isto, não quero que isto soe como eu a defender a todos pela inactividade. Estou de facto desapontado com a falta de participação de vários membros, e embora entenda as possíveis causas da desmotivação, e assuma a minha parte da culpa, noto também que vários outros demonstraram iniciativa apesar disso: um exemplo claramente visível é a actual colaboração sobre o artigo a levar a destaque. Há vários outros exemplos menos visíveis, como as pessoas que me abordam directamente sobre este ou aquele assunto, ou que levantam questões na mailing list interna.

Assim, permite-me, Manuel, subscrever o teu chamado: pessoal da WMP, especialmente os que se têm mantido calados: continuam interessados em levar a associação adiante? Têm sugestões de formas em que se poderá melhorar a interacção? De que precisam para arregaçar as mangas e envolver-se? Tempo? Definições específicas de tarefas a fazer? Mais transparência sobre quem está a fazer o quê? Falem todos, e exponham as vossas ideias!

Abraços,
Waldir


2010/9/9 Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt>
Caras e caros,

Não vou comentar especificamente o e-mail da Béria abaixo, porque acho que todos compreenderam o contexto em que o assunto surgiu e parece-me escusado estar a acrescentar mais comentários. Mas queria aproveitar o ensejo para levantar outra questão mais profunda: que queremos nós?

Acho que é evidente para todos que o espírito que inicialmente presidiu à criação da Associação Wikimedia Portugal se esboroou por completo. É verdade que sempre foi difícil reunir pessoas nos wikiencontros portugueses; e tb é verdade que a Academia Wikipédia do ano passado, apesar da notoriedade mediática que conseguiu atingir, teve um envolvimento de wikipedistas bem aquém do desejável; mas eu pensei que as coisas melhorassem francamente na sequência da última assembleia-geral realizada na FEUP. Nada disso ocorreu! Passada a euforia do nosso encontro presencial e da admissão de novos sócios, tudo esmoreceu.

A indiferença parece hoje total e absoluta. Enviei dois mails sobre a possibilidade de se fazer uma Academia Wikipédia em Lisboa, que nem resposta tiveram. Até mesmo uns meros votos de apoio p/ o destaque de um artigo (ideia que até “nasceu” neste seio) só se tem conseguido à custa de muita súplica, porque a maioria das pessoas nem sequer se está para chatear...

Ora isto tudo tem obrigatoriamente que nos obrigar a reflectir. Queremos ter uma Wikimedia Portugal? Estamos dispostos a dedicar algum do nosso tempo a este projecto? Ou a “febre da Wikipédia” já nos passou a todos e estamos agora apenas preocupados com outras coisas?
 

Ficam as perguntas de fundo, à espera de respostas.
 

Um abraço a todos,

 Manuel de Sousa