Aqui vão alguns comentários:

 

O Código Civil (art.º 173.º) diz que a AG tem de ser convocada, pelo menos, «uma vez em cada ano para aprovação do balanço». Logo, nesta reunião é necessário que a direcção apresente um relatório de actividade e as contas relativas a 2010 (que, eventualmente, poderá incluir também 2009). Esses documentos devem ser aprovados pela AG. Visto que o mandato é de 2 anos, a direcção deve tb apresentar um plano de actividades e um orçamento para 2011 (o aniversário cai já em 2011). Esses documentos, após discutidos, devem tb ser aprovados. Acho que deve haver algum formalismo nestas coisas, para evitar controvérsias futuras.

 

Os nossos estatutos são omissos quanto à substituição de elementos dos órgãos sociais, mas a AG tem autoridade para aprovar alterações. Assim sendo, creio que o Waldir, enquanto presidente, deve indicar uma pessoa para substituir o Manuel Anastácio que será votada na AG.

 

Quanto à sede, se for preciso, eu não tenho qualquer problema que seja em minha casa. Vejam o que é melhor e levem uma proposta concreta à AG.

 

Quanto à revisão dos estatutos, eu acho dispensável fazê-la apenas para alterar "Fim" para "Objectivos", ou coisas deste tipo. Não concordo (nem sei se será possível) retirar a palavra “Associação” do nosso nome. É o que somos.

 

Além da Associação Wikimedia Portugal, pertenço aos órgãos sociais de outras duas associações. Uma delas, tem diversos vice-presidentes consoante os pelouros. Eu sou vice-presidente para as actividades culturais e formativas, mas existem mais 4 VPs.

 

Como já tem sido dito, parece-me que seria útil ter mais pessoas na direcção, em última análise todos os que intervêm mais activamente na vida da associação. Podíamos ter um presidente, um secretário, e x VPs, sendo que um deles acumularia o cargo de tesoureiro (com o dos associados, por exemplo).

 

Os cargos ligados à AG e ao CF deveriam ficar reservados para pessoas com menos disponibilidade. Por exemplo, o Anastácio não tem tempo para ser tesoureiro mas, se calhar, podia ocupar um destes cargos. Outras pessoas que convinha ter ligadas à Wikimedia Portugal, mas que não podem ter papéis operacionais são, por exemplo, o Ademar Aguiar (da FEUP) e o Miguel Trigo (da Fernando Pessoa). Seriam estas as pessoas que deveriam ocupar os cargos ligados à AG e ao CF.

 

De momento, é isto que me ocorre.

 

 

Um abraço,

 

Manuel de Sousa

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Waldir Pimenta
Sent: quinta-feira, 20 de Janeiro de 2011 10:43
To: WMP Mailing List
Subject: [wikimedia-pt] Próxima AG

 

Olá a todos,

Conforme indiquei na minha mensagem anterior, venho falar dos planos para os próximos tempos. Após o evento do aniversário, decidimos reunir-nos brevemente; ficou sugerida uma AG daí a duas semanas, portanto no fim deste mês (29 = sábado). Se, após ser dado algum feedback a esta mensagem, todos estiverem de acordo, peço ao Manuel de Sousa que faça a convocatória.

A ideia da AG será fazer um balanço mais detalhado do evento, reunir o material que ainda se encontra disperso (ex. recibos) e anotar ilações para o futuro, bem como definir os planos para as actividades seguintes. Algumas alterações nos órgãos serão efectivadas, como a saída do Manuel Anastácio como tesoureiro, e a definição de uma sede que não seja em Guimarães, devido a dificuldades logísticas de ser só o Anastácio nessa cidade. Também serão feitos os trâmites necessários à alteração da agência bancária associada à nossa conta, para que os assuntos possam de futuro ser tratados com maior celeridade.

Um tópico que convinha tratarmos são alterações aos estatutos. Pessoalmente há algumas alterações que eu gostaria de ver feitas. Por exemplo, a remoção do "Associação" e da sigla do nome oficial (na sexta-feira verificarei se é possível) ou pelo menos a padronização desta para WMPT, de acordo com o uso nos outros chapters e para facilitar o reconhecimento pela comunidade internacional. Outra alteração (cosmética) que propus na altura da criação da associação, foi a alteração do título do artigo 2.º de "Fim" para "Objectivos". E dividi-lo em parágrafos numerados, tal como inicialmente o ratificámos (creio que o facto de ter ficado como texto corrido foi devido a limitações do sistema automático do processo Associação na Hora).

Já uma alteração mais importante será a mudança da sede. Não sei se é obrigatório o nível de detalhe de endereço completo (ser-nos ia mais conveniente que não o fosse, já que não possuímos sede fixa ainda). Investigarei a possibilidade de termos só cidade, país. Se alguém puder (Lije, André?), adiante info a respeito pfv. Já agora, é preciso ainda saber quais os custos de alterar os estatutos: possivelmente teremos que pagar a publicação no Diário da República. Pela mesma razão, se houver mais sugestões de alteração, façam-nas agora, pois esta versão deverá em princípio manter-se inalterada por mais tempo.

Por exemplo, alguém tem sugestões para reestruturação/renomeação dos cargos do conselho fiscal e da mesa da AG? Haver dois secretários para cada parece-me overkill. O André chegou a dizer anteriormente "Eu proporia que a mesa fosse constituída por um presidente, um vice-presidente e um secretário, pois em caso de falta do presidente, por vezes cria-se uma sensação de vazio de poder." Concordam? há sugestões diferentes? Há outras alterações que propunham? Dêm uma vista de olhos aos Estatutos e digam coisas.

Isto são apenas alguns dos tópicos a ser abordados; também quero decidir de uma vez por todas a questão das nossas listas de email; se necessário este e outros temas não dependentes de aprovação formal serão abordados em mais detalhe em reuniões posteriores específicas para o efeito, que se efectuariam online.

Comentários?

Waldir

ps - pus algum do bolo no congelador, há de sobreviver até a AG. Só não vão é com muita fome :P

AEPOPTIONS
Programa AEP Options no Facebook Programa AEP Options no Twitter Programa AEP Options no LinkedIn