Olá a todos.
Estou a escrever acerca de uma organização que nos propôs uma parceria, e com a qual reuni-me no dia 28 de janeiro.
Trata-se de uma empresa, chamada IC21, uma spin-off da Universidade Fernando Pessoa. Pelo que consegui perceber, eles tentam servir de catalisador para fomentar o desenvolvimento de aplicações inovadoras... uma espécie de hub que coloca em contacto (ou serve de intermediário entre) pessoas de diferentes backgrounds de forma a que quem tem know how tenha acesso aos meios e ferramentas que lhes permitam criar produtos e serviços de tecnologia inovadores... something like that :)
Eles desenvolveram uma aplicação, chamada MindPedia, uma web app que gera mind maps automaticamente a partir de artigos da wikipédia, para permitir uma navegação hierárquica / por tópicos. Está integrado com o google translate para produzir mapas em qualquer língua (suportada pelo google translate) a partir de artigos nas principais wikipédias. Eles mostraram-me aquilo a gerar um mindmap em português de uma página da wikipédia chinesa, tendo traduzido o próprio termo de pesquisa que tinha sido introduzido em português. O software também pode gerar mind maps a partir de feeds rss, desde que estes tenham categoria e/ou tags nos posts. Os mind maps são apresentados com flash mas a página contém também o texto original do artigo, inicialmente escondido mas expansível, pelo que o Google pode indexar os conteúdos do mindmap. Esses mapas podem também ser incorporados (embedded) noutras páginas.
Eu fiquei com a vaga impressão de já ter visto aplicações de visualização/navegação da Wikipédia através de mindmaps, e após alguma pesquisa confirmei:
* WikiMindMap → http://www.wikimindmap.org (parece não estar a funcionar bem, mas uma imagem de como aquilo aparecia antes pode ser vista aqui: http://bionicteaching.com/?p=401)
* Visual Wikipedia → exemplo de tópico: http://www.viswiki.com/en/Portugal#wikimap-map
Com podem ver, o conceito não é inteiramente original, mas eles têm extras que podem marcar a diferença: primeiro, o design está mais bem concebido que o destes exemplos (o que aliás não é muito difícil, já que este deixa muito a desejar). Segundo, possuem a capacidade não só de pesquisar múltiplas wikis, como de traduzir os resultados. E terceiro, nunca ouvi falar de mindmaps a partir de blogs — talvez tenham aí um filão que valha a pena explorar.
Em termos de cooperação connosco:
O que eles oferecem: a ideia é ao comercializam o software, doarem 0.50 € por cada aquisição do software a uma instituição à escolha do utilizador (eles falaram nas possibilidades Wikimedia Foundation, Creative Commons, One Laptop Per Child etc).