Caras e caros,

 

Espero que tenham tido umas boas férias!

 

Volto a este assunto porque se a ideia foi repetir o evento do ano passado, agora em Lisboa, não se pode deixar passar mais tempo.

 

Preciso de saber se, primeiro, consideram útil fazer uma 2.ª edição da AW e, em caso afirmativo, se há alguém em Lisboa disponível p/ ser o project leader desta história.

 

 

Um abraço,

 Manuel de Sousa

 

 

From: Manuel de Sousa
Sent: terça-feira, 13 de Julho de 2010 10:08
To: 'wikimediapt@lists.wikimedia.org'
Subject: Feira FUTURÁLIA 2011, na FIL.

 

Caros colegas,

 

Aproveito o e-mail do Waldir para informar que a feira FUTURÁLIA, na FIL (Feira Internacional de Lisboa), já tem data. Será de 16 a 19 de Março de 2011.

 

Queria saber se há vontade de repetir a Academia Wikipédia, desta vez em Lisboa, para eu começar a fazer os necessários contactos.

 

 

Um abraço,

 

Manuel de Sousa

 

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Waldir Pimenta
Sent: terça-feira, 13 de Julho de 2010 09:56
To: WMP Mailing List
Subject: [wikimedia-pt] Wikimania 2010: relatório

 

Olá a todos!

 

Já estou praticamente em Espanha (escrevo esta mensagem do avião). A Wikimania 2010 foi um sucesso! Claro, nem tudo foram rosas, mas é natural que assim seja. Vou preparar um pequeno relatório da minha participação no evento, para partilhar convosco as informações que recolhi durante o mesmo. Colocá-lo-ei na nossa wiki assim que o tiver pronto, e avisar-vos-ei aqui na lista.

 

Entretanto, aqui vão algumas considerações/opiniões iniciais:

 

-- A Polónia é extremamente quente nesta época do ano! E o sol começa a nascer por volta das 3 da madrugada... no primeiro dia acordei às 4h e passei uns minutos em pânico pensando que eram 4 da tartde e que tinha perdido o registo, a abertura, e as primeiras apresentações... 

-- Houve um número razoável de participantes lusófonos: de Portugal fomos o Gonçalo, o Ademar e eu, e do Brasil estiveram o Everton Alvarenga, o Pietro Roveri, o Alexandre Abdo (Solstag), o Névio Alarcão (Nevinho) e o Thomas Buckup. Havia ainda uma instalação artística, aparentemente uma wiki-escultura que as pessoas podiam editar, que segundo me disse o Gonçalo foi montado por uma portuguesa (creio que se chama Rute, mas os brasileiros terão que confirmar isso)

-- Eu e o Gonçalo participámos num concurso de perguntas e respostas sobre diversos aspectos da comunidade e dos projectos Wikimedia, e a nossa equipa ganhou!! Mas ok, não é de estranhar, já que os outros membros eram o James Forrester, a Kat Walsh e o Sebastian, um dos principais wikipedistas polacos (havia um grupo de perguntas sobre a pl.wikipedia). O prémio incluia um WikiReader, mas acabámos por não o tomar. Vou averiguar quem o tem e o resto da equipa tenciona fazer com ele. Se pudermos ficar com ele, eu pensei que seria interessante usarmo-lo como prémio para um concurso de melhoria de artigos ou algo do género.

-- Fui entrevistado para um vídeo promocional da WMF! O vídeo deverá estar disponível daqui a 2 ou 3 meses, pelo que percebi.

-- Houve um encontro de capítulos e pré-capítulos ibero-americanos: Espanha, Portugal, Brasil, América Latina (mais Itália e a Delphine). Foi excelente, e decidimos criar uma estrutura permanente de inter-comunicação (uma mailing list e uma wiki) para partilhar experiências e boas (e más) práticas, que nos são comuns não só pela proximidade histórica/cultural/linguística/geográfica, como por sermos todos capítulos ainda recentes e relativamente pequenos, que partilham muitos dos mesmos problemas.

-- Fotos brevemente no Commons :)

 

Bem, foram 4 dias intensos, certamente estou a esquecer-me de imensas coisas, mas se estiverem curiosos sobre algum aspecto, digam que tentarei preencher as lacunas. Em relação às apresentações em si, vou colocar o relatório na wiki e depois envio o link aqui na lista.

 

Abraços!

Waldir