Para conhecimento

Abs,

Lije


http://www.igespar.pt/en/news/9/2280/


18 de Abril 2012 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios / Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança

Vários locais

Tendo por base a proposta do ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para 2012, o IGESPAR convida todas as entidades, públicas e privadas, a associarem-se à celebração deste dia, subordinado ao tema “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”.
À semelhança das edições anteriores o IGESPAR apresentará uma programação geral das atividades que vierem a ter lugar, procedendo à respetiva divulgação

O tema proposto para este ano - Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança - assinala uma relevante efeméride, o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, no quadro da qual foi estabelecida a conhecida “Lista do Património Mundial”, tendo-se tornado um precioso instrumento para a cooperação internacional e nacional ao serviço da proteção e da valorização do património. 
A organização e discussão do Património Mundial, a nível internacional, vem-se refletindo na evolução de conceitos e metodologias, revertendo para as distintas realidades nacionais e para as práticas concretas e mais locais da conservação.

Ao mesmo tempo o tema proposto pretende chamar a atenção para o complexo desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património, numa época de marcada globalização económica e cultural, de profundas transformações sociais e de mudança de paradigmas. Os reflexos e relações entre as dimensões internacionais e as práticas locais, nos seus diferentes âmbitos e escalas, as necessárias novas abordagens perante os novos desafios que se colocam à salvaguarda do nosso património e à boa gestão dos inevitáveis processos de mudança darão, assim, o mote essencial para as atividades a organizar no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que incluirão naturalmente as habituais ações de sensibilização para o público.



----
Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.

Participe também:
http://wikimedia.org
http://wikimedia.pt