Caros,
Consegui em diálogo lento (nos últimos meses) obter as seguintes respostas dos gestores do sítio AlmaMater: Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra.

Que ideias têm para conseguir aproveitar a alguma abertura que eles demonstram?
Dada a resposta 4 penso pedir os textos disponíveis, para que os coloquemos no source.

Quem (mais versado em licenças) me explica se dada a resposta 1 nós podemos ou não importar o pdf para o commons/source?

Eduardo


1.     Se o site estiver licenciado em domínio público podemos extrair informação de lá, concordariam com um massive "web scrapping" consumindo recursos dos seus servidores? A licença dos conteúdos não é explícita...

A licença desta biblioteca digital é pertença da Universidade de Coimbra (UC). Os termos e condições de utilização dos conteúdos da Alma Mater, correspondentes à utilização de cópias públicas, são os de disponibilização de imagens de obras digitalizadas que já estão no domínio público ou são obras órfãs relativamente às quais não se  identificaram detentores de direitos. Transmitirei à nossa equipa a opinião de que a licença não é explicita para alterar esta situação

2.     Podemos importar os conteúdos deixando como nota todos os créditos, sobretudo o local de origem e a organização que teve o trabalho (a exemplo do que é feito com a Britannica de 1911 na Wikipédia). Publicitar-se-ia o AlmaMater e todos os conteúdos mutuamente disponíveis. Que condições colocariam?

As imagens digitais são propriedade da UC e podem ser usadas livremente apenas para fins de uso privado e educacionais. A utilização dessas imagens para outros fins carece de autorização prévia da UC designadamente quando usadas para quaisquer fins de publicação ou distribuição, onerosa ou gratuita. O uso permitido não inclui, em circunstância alguma, a utilização de imagens para fins comerciais, salvo se tiver sido concedida licença prévia para o efeito.


4.     Os documentos terão versões de texto? Por exemplo nos Lusíadas, o PDF contém apenas imagens. Isso também é valioso e pode integrar o WikiSource, claro, mas se possuírem/disponibilizarem o texto das obras em formato digital seria ainda mais benéfico

Os documentos desta biblioteca digital, na sua maioria, não contêm versão de texto. No entanto, os últimos documentos digitalizados já incluem essa versão e os próximos também irão inclui-la.