Depois de conhecer a estrutura mínima necessária para criar um verbete em poucos passos, as (e os) participantes do encontro aprimoraram verbetes relativos ao feminismo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Conhecimento é poder: disso ninguém duvida. E embora a possibilidade de construir o conhecimento na maior enciclopédia do mundo – a Wikipédia – seja livre e aberta a qualquer pessoa, cerca de 91% dos editores são homens. Como fica, então, a perspectiva das mulheres nessa história?
Para aproximá-las do universo “wiki,” os voluntários dos projetos Wikimedia, com o apoio da Wikimedia Foundation, organizaram uma oficina sobre a Wikipédia e os projetos Wikimedia e propuseram um mutirão de edição da enciclopédia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Realizado em São Paulo, na tarde de 2 de março de 2013 no espaço The Hub, o encontro reuniu homens e mulheres que tinham algum interesse em colaborar com a edição de verbetes, mas ainda não haviam entrado em contato com a ferramenta.
Participaram do evento cerca de 15 pessoas, que discutiram os critérios para um artigo ser publicado na Wikipédia, as fontes que podem ser consideradas confiáveis e a dinâmica de edição colaborativa. Ao final da oficina, os grupos se dedicaram a aprimorar verbetes relacionados às mulheres e ao feminismo: “Direitos da Mulher” e “Grace Hopper” foram duas dessas contribuições.
“Os passos para a edição de um verbete são simples, e pelo que vi neste encontro qualquer pessoa pode aprendê-los rapidamente”, avalia Fernanda Campagnucci, da Ação Educativa, que editou o verbete sobre os direitos das mulheres – sua primeira colaboração ao projeto. “Mas vivemos em uma sociedade em que a distribuição de conhecimento é desigual e a tecnologia ainda é, muitas vezes, considerada um universo masculino. É com essa visão que precisamos romper”.
Para discutir e superar a ausência da colaboração feminina à Wikipédia, o movimento Wikimedia mantém uma página (Gender Gap) em que reúne informações, referências e ideias sobre o tema além de promover atividades como este mutirão. Com o objetivo de aumentar a participação de mulheres no projeto, novas editoras são encorajadas a participar das listas de discussão e comunidades online, como os portais sobremulheres e feminismo.
O movimento Wikimedia no Brasil espera que a iniciativa em São Paulo sirva de inspiração para que voluntários de outras regiões do país ajudem o evento a tornar-se periódico em todo mês de março, ampliando o debate sobre a participação feminina na Wikipédia e diminuindo a barreira de gênero. Entre em contato com os voluntários da Wikimedia no Brasil, para saber mais informações. Todos são bem-vindos a participar e organizar os próximos eventos!
Fernanda Campagnucci (ONG Ação Educativa)
Traduzido por Tom e Cristiana Gonzalez