Olá Ana Cravo,

Muito obrigado pelo incentivo e pelas sugestões de sucesso na concretização das eventuais acções de divulgação e experimentação, sugestões que o Paulo também já havia referido. Convém de facto haver a preparação da sessão para que não haja perda de interesse dos participantes durante a mesma.

Quanto à Casa do Artista é uma óptima ideia e teria muito gosto numa abordagem conjunta contigo para junto da respectiva direcção tentar abertura para a realização de um ou mais destes Atelier Wiki Sénior.

Saudações wikimedianas,
Jorge
 

Citando Ana Cravo <cravo.ac@gmail.com>:

Olá Jorge,
Parabéns pela tua iniciativa! Acho realmente interessante e frutífero atuar junto dos séniores, um público geralmente afastado de iniciativas da Wikipédia.
A minha questão, em termos práticos, é como motivar estas pessoas. Na minha opinião deve-se explorar quais as áreas com maiores oportunidades de edição, isto é, tentar compreender que área de conhecimento aqueles séniores específicos irão editar e apostar nisso, levando fontes de informação adequadas para as maratonas. Por exemplo, apostar na edição da página da sua freguesia ou da sua aldeia natal ou outro tema. No fundo, é não fazer a coisa muito aberta (sem tema específico) ou as pessoas irão perder o foco e a motivação.
Como residente na área de Lisboa, conta comigo! Proponho também incluir na tua lista a Casa do Artista, pelos residentes artistas que lá vivem e que devem ter muita informação antiga sobre o mundo dos espetáculos.
Obrigada,
Ana Cravo
 
<jpiresgomes@sapo.pt> escreveu no dia quinta, 8/11/2018 à(s) 22:37:

Olá, de novo.

Só para referir que num telefonema havido entretanto com o Paulo entendi que a designação de Edit-a-ton (maratona de edições) não é a mais adequada para aquilo que me proponho fazer, sendo mais adequado uma do género em assunto.

Abraço,
Jorge
 

Citando jpiresgomes@sapo.pt:

Olá Paulo!

Muito obrigado pela resposta e pelas sugestões apresentadas com as quais concordo plenamente.

A minha ideia não era contactar todas quase em simultâneo, mas ir contactando até que alguma aceite avançar, porque de certeza  nem todas se mostrarão disponíveis (veremos se alguma aceita).

E, como referes, ir testando e melhorando a ação de divulgação e de experimentação. Os tempos de apresentação que referes parecem-me adequados.

Abraço,
Jorge (GualdimG)
 

Citando Paulo Santos Perneta <paulosperneta@gmail.com>:

Olá Jorge,
O principal é estabelecer parcerias com as univs séniores, ou grupos e associações com o mesmo tipo de escopo, para termos desde logo a "mão de obra". Depois convém ter algum plano para aguçar a curiosidade, e com ela a motivação.
Penso que seria boa ideia conversar com os monitores de lá para saber quais os interesses dos utentes, ver que sugestões podem ter, etc - para uma primeira actividade. E nessa primeira já se tem uma noção do que correu bem, do que correu mal, e quais eram as expectativas dos utentes, para se melhorar na segunda.
Em relação à temática, o principal é que seja do interesse deles, senão vão achar uma coisa chata (editatonas só por si *são* chatas, n tem como dar a volta a isso). Pela minha experiência, muito pouca gente tem interesse em editar, se n tiver pelo menos uma motivação inicial. Eu mesmo levei anos rondando aquilo até surgir a motivação, que no caso nem foi para editar, mas sim para eliminar um lixo de artigo que há anos pairava ali, dando credibilidade a uma fantasia sem pé nem cabeça. Então esse aí começa o maior trabalho do monitor da actividade, tentar achar temas de interesse para os potenciais novatos, e preparar a coisa de modo que a edição seja segura. Ser na página de teste ou não, francamente acho irrelevante. Desde que não publiquem antes do trabalho ser revisto, não tem o menor problema. E se publicarem tb n é nada q não se conserte.
Pela minha experiência, a coisa pode se estruturar assim:
  • Módulo inicial com explicação sobre a wikipédia (5/10 mins - n estender muito aqui, só mesmo uma 1ª abordagem para ver o q eles sabem do projecto, o q esperam daquilo, etc.)
  • Dicas de edição em Visual Editor (max 15 mins, de preferência menos, se der. Convém ser só mesmo o básico, pq essas coisas só se aprendem mesmo fazendo, se tiver muito blablabla eles desligam)
  • Experimentação - aí é que explicamos mesmo o que tudo aquilo significa, quando eles já estão com a mão na massa
  • Edição e criação de artigos (se der tempo é muito bom, mas n é essencial)
Claro que tudo isto é um processo em constante melhoramento, se houver qualquer coisa q n funcione, ou funcione melhor de outra maneira, convém ir partilhando para irmos melhorando e refinando a coisa.
Abraço,
Paulo (DarwIn)
Wikimedia Portugal
 
<jpiresgomes@sapo.pt> escreveu no dia quinta, 8/11/2018 à(s) 18:24:


Olá de novo!

Sem prejuízo do Glam Évora, gostava de colocar à vossa consideração um outro "projecto" que é o da divulgação da Edição da Wikipedia e de chamar mais contribuintes para a Wikipedia.

Tenho a sensação que a dimensão do número de artigos na Wikipedia lusófona (que superou recentemente o bonito número de 1 milhão de artigos)  é menor do que a dimensão dos falantes em português a nível global sendo conveninete chamar mais voluntários para a edição.

E assim, até para preparar outros empreendimentos mais exigentes (Universidades), e como já tinha referido ao Paulo, disponho-me a fazer sessões de divulgação junto das Universidades para Seniores/Terceira Idade que o permitam a grupos dos seus estudantes.

Julgo que sessões de uma manhã, ou uma tarde, para grupos até +/-12 pessoas, todas com PC com acesso online seria adequado.

O programa constaria de:
1. Exposição genérica do que é a Wikimedia e as suas plataformas com base em [https://wikimediafoundation.org/] com ênfase em  "KEY INFORMATION — Things to know". (Proponho-me elaborar alguns slides para o efeito, ou então se já existe material agradeço que me informem onde posso ir buscar)

2. Confirmação de que todos têm conta aberta na Wikipedia, ou abertura de conta para os em falta.

3.  Edição em ambiente de Testes de um artigo relativamente simples (por exemplo cópia de artigo em inglês sobre um filme que tenha referências que evite a sua posterior eliminação por falta de fontes) com exposição simultânea pelo "formador" de Técnicas/funções mais comuns de edição, a estrutura típica de um artigo, {{Info/Livro}}, função Ping para futuras ajudas e comunicações, hiperlinks, as funções da margem esquerda e do topo da página, e outras.

4. Publicação, sempre que possível e adequadamente, do artigo elaborado.

Seria conveniente a disposição de um projector de imagens (que não tenho) ainda que em algumas Univ. para Seniores tal possa existir.

E assim, se acharem bem, iria iniciar contactos com as Uni. da lista anexa (se não houver nada contra nenhuma delas) e eventualmente mais alguma que seja do vosso conhecimento.

Mas entretanto aguardo pelos vossos comentários.

Saudações,
Jorge P. Gomes



 

_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt


 


 

_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt