Bom, eu também sou da opinião que esse assunto tem canal próprio. Agradeço ao Rodrigo a intervenção mas também lhe peço mais cuidado nas interpretações - penso que falo por todos se disser que ninguém interpretou a sua intervenção como mal-intencionada. Foi dada a notícia, lemos, mas creio que também não convém a ninguém dispersar a discussão desse assunto por todos os capítulos. Convém, sim, NMO, convergir o debate no canal adequado. Quero dizer, da mesma forma que não convém discutir assuntos da WMP fora desta lista...

Mas vejo alguma razão no que o Rodrigo diz: os estatutos deveriam ser estudados por um departamento legal e - absolutamente - desvinculados de qualquer responsabilidade sobre a WMF. Não podemos [eu pelo menos não quero] assumir a responsabilidade de uma implantação de fair use mal estudada (como observei na pt.w) nem sobre edições originadas ou alojadas em Portugal.

--
Nuno Tavares
http://gpshumano.blogs.dri.pt




From: waldir@email.com
Date: Tue, 15 Sep 2009 22:36:24 +0100
To: wikimediapt@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [wikimedia-pt] Fwd: Wikimedia Italia sued for 20,000,000 €

Rodrigo, por favor não confunda frontalidade com agressividade. Eu apenas quis ser honesto, peço desculpas se ofendi alguém. Não é por "não querer" ter estas discussões -- apenas acho que nesta fase é mais produtivo concentrarmo-nos no objectivo principal que é a legalização. E já estamos bastante avançados nesse caminho, não vejo necessidade de voltar atrás (e penso que os 9 participantes na angariação de fundos para o efeito indicaram com esse acto o seu acordo). Com identidade legal, podemos por exemplo criar uma conta própria, onde podemos receber o(s) grant(s) da WMF e outras contribuições de forma mais transparente -- e obviamente outras vantagens que não enumerarei aqui.

Repito, apenas acho que devemos focar as nossas energias em dar um passo de cada vez. Os temas que mencionas, incluindo a strategic planning, são importantes, mas acho que se tentarmos fazer tudo ao mesmo tempo, ainda por cima sendo tão poucos, acabaremos por gastar energia dispersando-nos, sem produzir resultados significativos. Mas esta é a minha opinião. Retiro-me da discussão e deixarei que os restantes se pronunciem.

Abraço,
Waldir

ps: A questão da independência da WMF já foi clarificada, não há problemas quanto a isso.

2009/9/15 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
Waldir,
Acho que é pertinente sim, pois estão construindo um capítulo, gastando energia para legalizar, energia que poderia ser convertida em projetos.
No Japão não há uma estrutura legal que dá suporte a Wikimedia Foundation, mas eles fazem tubos de coisas sem burocracia, a WikiBrasil a mesma coisa. E é uma possibilidade real, não perder tempo para angariar fundos e todo o resto da papelada e gastar a energia em projetos reais que tragam bem mais retorno, sem burocracia e hierarquia.
Se não quiserem pular a legalidade, pelo menos esgotem o assunto para que depois não se arrependam, ou digam que não sabiam dessa possibilidade.

A WMF está estudando a possibilidade de haver capítulos sem uma representação legal, ou seja, ser um capítulo sem a necessidade de se tornar uma associação legal, ONG, ou qualquer coisa do tipo.

E não sei porque essa agressividade, a mailing list é para criar um capítulo? É, então criem o melhor capítulo, discutindo todas as possibilidades existentes e buscando as experiências alheias. Sabia o capítulo brasileiro, teoricamente, está no mesmo estágio que vocês, nós decidimos abandonar a formalização por "n "motivos, e só ocorreu depois de uma discussão e de um amadurecimento?

Com devido respeito, parece que você quis dizer:" Ei, eu não quero isso, quem está comigo, em? Em?"
Nós estamos inscritos aqui não para implodir o projeto de vocês, e sim para trazermos tudo o que sabemos, para que vocês possam começar a agir o mais rápido o possível.
Como eu disse em email anterior não vi ninguém de vocês no Strategic Plannig, pegando as ideias que lá residem, ou ainda, indo discutir conosco os motivos pelos quais desistimos da formalização, mesmo aprovados pela WMF. Sem uma ideia bem formada, o capitulo será construindo sob uma base fraca, e já houve uma experiência dessa com o capítulo inglês, o resultado foi que eles tiveram que começar tudo de novo.

Outro ponto, já perguntou para um advogado do seu país para ver se seu estatuto está blindado contra esse tipo de ações? Verificaram se ali está claro que a Wikimedia Portugal não tem controle, nem responde pelos conteúdos, pessoas e ações dos projetos da Wikimedia Foudation? Que é apenas uma representante da Fundação e apenas isso, sendo um braço que é responsável apenas pelas ações offline e a única interação com a comunidade é discussões de ideias, pedidos de opinião e convites para a participação em ações, assim como qualquer outra associação pode fazer?


--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884

_______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt




Ready for Fall shows? Use Bing to find helpful ratings and reviews on digital tv's. Click here.