A edição de 2012 do Wiki Loves Monuments foi expandida para 35 países, incluindo novos participantes como os Estados Unidos, Argentina, África do Sul e Índia. Cerca de 15 000 fotógrafos já submeteram 350 000 fotos em 2012, mais que duplicando o total certificado pelo Guinness World Records para 2011. Dos participantes, mais de 11 000 até agora nunca tinham contribuído para projetos Wikimedia. Embora a edição de 2012 da competição ainda esteja a decorrer em Israel, e os resultados não sejam definitivos, os participantes descobriram que partilhar fotografias é uma forma fácil de ajudar a Wikipédia a expandir a sua base de conhecimento livre.
“O recorde de maior competição fotográfica do Guinness World Record é um reconhecimento dos esforços de centenas de voluntários que ajudaram a construir este concurso no ano passado”, explica Lodewijk Gelauff, um dos coordenadores internacionais do Wiki Loves Monuments. “Graças a essa competição milhares de pessoas começaram a contribuir para a Wikipédia com fotografias. É inspirador que tantas pessoas queiram partilhar suas fotografias livremente para todo o mundo.”
Na edição de 2012, pela primeira vez os participantes puderam carregar fotos nos projetos Wikimedia a partir de dispositivos móveis usando a aplicação oficial para o Wiki Loves Monuments, desenvolvida pela Fundação Wikimedia. Houve mais de 3 000 carregamentos através de smartphones em todo o mundo.
Wikipedistas voluntários organizam as competições em cada país, e as fotos vencedoras dos concursos nacionais são julgadas pelo júri internacional em Novembro. O júri então anunciará as 12 melhores fotos e a vencedora internacional no começo de Dezembro. O vencedor de 2012 ganhará uma viagem para Hong Kong para um passeio fotográfico que fará parte da conferência Wikimania 2013.
Mais Informações