Alguns comentários inline.

2011/2/1 GoEthe.wiki <goethe.wiki@gmail.com>
Dois pontos do comentário do Rui parecem ser algo que podemos ajustar:
- Cumprir os horários;
- Definição do moderador.

A questão de se perder audiência ao longo do tempo parte da primeira condição (mas se fosse dado mais tempo aos oradores, perderia-se muito mais). Os oradores esticaram-se ou foram concisos?
 
A minha percepção (não fiz um tracking rigoroso) foi que duas das sessões esticaram-se, conforme aliás já tinha mencionado na mensagem em que partilhei as minhas notas. Por outro lado, junto-me a ti na dúvida sobre o que ele quis dizer: as sessões foram demasiado curtas ou demasiado longas? Ah, e volto a salientar que meia-hora de atraso inicial foi precisamente a aguardar que o público chegasse.
 
A definição do moderador resolveria a questão da indecisão do intervalo ou não, a meu ver. Mas estas coisas resolvem-se com a experiência (o nervosismo também).
 
Aceitei fazer as apresentações, não tanto a moderação, coisa para a qual avisei desde o início não ter grande jeito. Na verdade eu não estava nervoso, mas alguns detalhes não planeados (como o tal intervalo, que devíamos ter previsto) e o improvisar das minhas intervenções deram provavelmente essa impressão. De facto, decidiu-se meio em cima da hora que eu assumiria esse papel, não houve tempo para grandes preparativos nesse aspecto, pelo que até acho que correu razoavelmente bem (o vídeo fornecerá meio para uma análise mais cuidada e imparcial).

Enfim, são lições a preservar para futuros eventos.

Waldir