Respondendo ao desafio do Eduardo, digo sem rodeios o que acho que está mal e o que se poderia fazer para melhorar.

 

Queria, antes de mais, advertir que não quero fazer críticas pessoais a ninguém e que tenho a mais elevada consideração por todos.

 

Posto isto, digo que o que eu acho que tem faltado na Wikimedia Portugal (WMP) é liderança! É óbvio que tb tem faltado envolvimento de todos, mas creio que esse desinteresse é provocado, acima de tudo, pela sensação de que tudo está parado, transmitido pela ausência de alguém que lidere.

Em tempos, o Waldir já disse que as coisas não estavam tão paradas como isso, pq se tinha registado o domínio, estava-se a fazer pagamentos de deslocações, etc. Mas, para mim, isso são coisas menores, tarefas administrativas, e acho que a WMP não foi criada para isso. Foi criada para desenvolver uma série de acções que estão, mais ou menos, descritas na acta da última AG e noutros documentos anteriores. O que é preciso é alguém que defina prioridades, que organize os esforços conjuntos, que incentive quem se desmoraliza, que vá dando feedback ao grupo da evolução dos projectos, etc.

 

E isso não tem acontecido. De todo! Dos três elementos da direcção, o Waldir está super-atarefado em Espanha e mal tem tempo para mandar um ou outro e-mail apressado; o André, calculo que tb tenha pouquíssima disponibilidade e o Anastácio até já pediu para o dispensarem das funções de tesoureiro, invocando, tb, falta de tempo.

 

Ora, indo directo ao assunto, eu acho que a direcção tem que decidir rapidamente se tem condições de sair deste estado de completa ausência e assumir o papel para o qual foi eleita. Se sim -- como o e-mail abaixo do Waldir parece indicar --, muito bem. Estamos todos aqui p/ ajudar a levar isto prà frente. Caso contrário, sou de opinião que a direcção deveria assumir que não tem condições para continuar e, convocando-se uma nova AG, deveria ser encontrada uma solução alternativa.

 

Em poucas palavras, é assim que vejo o problema. Espero ter ajudado.

 

 

Um abraço a todos,

 Manuel de Sousa

 

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Eduardo Pinheiro
Sent: terça-feira, 19 de Outubro de 2010 08:11
To: wikimediapt@lists.wikimedia.pt
Subject: Re: [wikimedia-pt] Que queremos nós?

 

Idealmente pretendia que cada um dos interessados em escrever acerca do "Que queremos nós?" fizesse a sua análise de fundo. A auto e hetero-crítica apontando soluções.

Afinal marcámos uma conversa de café onde, os que habitualmente trocam emails, vão voltar a falar e a perguntar-se porque é que não participam *os outros*.

Gostaria mesmo de saber o que os restantes membros dos orgãos sociais têm a declarar por si mesmos, bem como outros sócios e interessados. Porque não se sentem com vontade? O que mudavam se bastasse estalar os dedos?

Mas pronto, vamos todos para o IRC. Dificilmente poderei, mas queiram escolher hora e data.
Eduardo

2010/10/18 Waldir Pimenta <waldir@email.com>

Como disse o Rui, de momento apenas posso dar apoio "moral". Dentro de semana e meia entrego a minha tese, e regresso a Portugal. Contem comigo para arregaçar as mangas! Até lá, acho ótima ideia a reunião virtual, e apesar de provavelmente não poder participar, lerei o registo com interesse e comentarei assim que estiver mais aliviado de tempo.

 

Abraço a todos :)

 

Waldir


_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt

 

AEPOPTIONS
Programa AEP Options no Facebook Programa AEP Options no Twitter Programa AEP Options no LinkedIn