Querida Lusitana, muito obrigado pelo relato lúcido da Wikimedia Conference. Recordou-me a 1ª Wikimania em Frankfurt, 2005... Também foi muito "interessante" - engraçado que há 10 minutos estive a explicar a um amigo como esse adjetivo é "proíbido" para quem está a estudar alguma coisa científica nos EUA... Isto é apenas mais um exemplo do como uma "grande democracia" tem sempre tendência a tornar-se uma monstruosa burocracia - com centralização, evidentemente, para não haver pessoas malintencionadas que "desvirtuem" a ideologia... Vocês que sabem de onde eu venho, certamente entendem.

 

Claro que este desabafo não significa que se deva cortar relações com a burocracia, uma vez que há sempre coisas positivas a fazer - e eu sei que vocês estão a trabalhar nisso da melhor maneira possível. Falando em trabalho e em coisas possíveis, queria encorajá-los a lutarem pela organização de uma Wikimania em Portugal - não é um bicho do outro mundo e não precisa da parafernália assustadora que o Klempert anunciou! Basta ter por trás uma instituição como a Universidade do Porto, com quem vocês já trabalharam (ou qualquer universidade portuguesa!), que só tem a ganhar com a organização duma coisa dessas e que tem condições para dar a logística necessária. Claro que alguém tem que ter bastante tempo dedicado ao trabalho de coordenação e de propaganda umas 2 semanas antes do evento. Só como termo de comparação, a 1ª Wikimania tinha 2 pessoas a tempo inteiro a assegurarem a burocracia (no bom sentido...) e 2 voluntários a fazerem o registo dos mil e tal participantes! Quando eu cheguei ao aeroporto de Frankfurt não estava ninguém à espera (não à "minha espera", mas de participantes na WM...) e eu levei 10 minutos a aprender como se dizia Sachsenhausen... Mas consegui lá chegar em tempo útil e sem contratempos. Força, meninos!

 

Antes dos abraços, só uma justificação de não terem tido os meus mails há muito tempo. É a distância... Eu tenho seguido com muito carinho o que aparece na lista, mas realmente não tenho muito "input" a dar (até agora!) Espero também que não se tenham "demitido" da Wikipédia que, para mim, é o melhor projeto em que vale a pena apostar...

 

Então, abraços a todos.

 

Rui Silva
 
P.S. Entre 8 e 21 de Junho estarei em Lisboa - será que dá para um Wikiencontro?


No dia 2 de Abril de 2012 14:04, Susana Morais <susana.morais@wikimedia.pt> escreveu:
Oi,

Em geral posso dizer que foi interessante, muito pela possibilidade de partilha de experiências. Se quiserem dar uma vista de olhos ao programa que tem links para a documentação de cada sessão, podem seguir este link: http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Conference_2012/Schedule

A nossa apresentação foi esta: http://meta.wikimedia.org/wiki/File:Wikimedia_PT_State_of_the_Chapters_2012.pdf
A única a seguir as indicações deste ano para não dar info chata tipo data de fundação e número de membros :)

Em geral a conferência foi pautada pela decisão da fundação sobre o fundraising e pela assinatura do charter do Chapters Council. Basicamente muita insatisfação no 1º ponto e muita politiquice no 2º. Estiveram presentes numa sessão 7 Board Members da Fundação, incluindo o Jimmy Wales, para explicar o porquê da decisão de não se permitir o processamento de dinheiro por parte dos chapters (excepto os 4 maiores que já o fazem). Cada um deles falou à vez, e referiu que este tópico já está a esgotar as pessoas e que o importante é dedicar-mo-nos ao que interessa e que esta decisão (válida até 2015) não é necessariamente definitiva, mas a que acham melhor neste momento (o Jimmy chegou mesmo a referir que o movimento gera muito dinheiro e pode ser o factor aliciante para alguém menos bem intencionado). Pelo que deram a entender a decisão não foi consensual, sendo que há board members que continuam a achar que a melhor maneira de dar poder ao movimento é descentralizando o fundraising, mesmo para os doadores perceberem de um modo mais imediato para onde vai o dinheiro. Referiram tb que haverá um comité de fundraising que decidirá depois onde o dinheiro deverá ser aplicado. No fim de todos falarem podia-se ouvir um alfinete cair. Nem uma única palma se ouviu.

E foi neste ambiente que se deu a infinita discussão sobre o charter e as 500 emendas sobre as quais ninguém estava de acordo, etc. No fim acabou por ser assinado e assim se passa à fase seguinte. Portugal não esteve na assinatura deste documento por não ter dado até ao momento uma resposta oficial quanto à concordância com a criação do council.

Quanto a coisas mais interessantes: WLM 2012.
Manuel e Vasconcelos, se ainda não estão na lista do WLM inscrevam-se por favor, para poderem estar a par das actualizações. O Maarten (da equipa internacional) falou-me no evento da Europeana que vai acontecer em Portugal: http://www.europanostra.org/coming-events/224/  e para onde nos vai tentar arranjar convites. Como é a  EUROPEAN HERITAGE AWARDS CEREMONY seria bom para fazer contactos.

Posso também relatar-vos outro episódio. Numa conversa sobre ideias para a Wikimania o Arne Klempert, que já organizou uma antes, disse-me que, para se conseguir organizar uma Wikimania (e considerando a qualidade crescente nos últimos anos), convém ter:
*Uma pessoa responsável pela organização disponível a tempo inteiro durante pelo menos os últimos 3 meses antes do evento. Uma pessoa com muita experiência em eventos de grande dimensão.
*Uma equipa de 20 voluntários (mínimo dos mínimos 10 pessoas) a trabalhar 6 meses antes do evento, sendo que nos últimos 3 meses convém que tenham pelo menos 2 dias inteiros livres durante a semana.
*Durante o evento: uma equipa de 50 voluntários, disponíveis a tempo inteiro pelo menos 2 semanas.
Acho que dá uma boa ideia do trabalho que dá, e do que é necessário para organizar uma Wikimania!

Beijinhos,