Caras e caros,

 

Na sequência das conversas havidas à margem da última assembleia-geral da WMP, realizada no Porto no passado sábado, apresentei uma tentativa de consenso que, em linhas gerais, defende que todos os artigos com uma forte afinidade a um dado país lusófono sejam redigidos na variante da língua em uso nesse país.

 

Assim artigos como "Inconfidência Mineira", "Machado de Assis", "Amazônia", "Mercosul", "Luiz Inácio Lula da Silva", "Embraer" devem ser escritos em português brasileiro; enquanto outros como "Terramoto de Lisboa de 1755", "Luís de Camões", "Açores", "União Europeia", "Aníbal Cavaco Silva", "Portugal Telecom" devem estar em português europeu.

 

Esta proposta é inspirada na Wikipédia de língua inglesa, onde regra idêntica já vigora há bastante tempo.

 

A causa próxima desta proposta é, na verdade, a recente polémica em torno da alteração do artigo "Luís de Camões", mas também algumas perguntas que me colocaram os jornalistas aquando da Academia Wikipédia. Uma das questões em que os jornalistas mais insistiram foi precisamente na "portugalidade" da Wikipédia -- "Até que ponto é portuguesa a Wikipédia lusófona?". Com a mistura de variantes que a maioria dos artigos hoje ostenta é, na verdade, cada vez mais difícil encontrar um artigo minimamente completo redigido exclusivamente em português europeu.

 

Para além de queremos repetir, no futuro, a boa experiência que foi a Academia Wikipédia, nós na Wikimedia Portugal queremos também fazer protocolos de colaboração com museus, bibliotecas e arquivos portugueses e pretendemos, mesmo, uma aproximação com o nosso ministério da Educação. Ora, para que tudo isso tenha sucesso é fundamental que consigamos garantir que, pelo menos, os artigos que dizem respeito aos nossos temas, sejam escritos no "nosso português".

 

Sei que uma proposta deste tipo pode facilmente ser interpretada como chauvinista e acredito que estas questões sejam bastante menos críticas no Brasil, que o português brasileiro seja bastante mais inclusivo do que o nosso, etc., etc., etc. mas eu acredito que este é um assunto que não pode deixar de ser resolvido, sob pena de todos os portugueses acharem que a Wikipédia lusófona é apenas brasileira...

 

Assim sendo e como este tema toca, de certa forma, a Associação Wikimedia Portugal venho solicitar que se pronunciem sobre o assunto:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia_Discuss%C3%A3o:Vers%C3%B5es_da_l%C3%ADngua_portuguesa/Tentativa_de_consenso

 

 

Obrigado e um abraço,

 

Manuel de Sousa
Wikimedia Portugal